Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2007 - 12h14

Índia protesta contra tratamento "racista" no "Big Brother" inglês

Publicidade

da France Presse, em Nova Déli
com Folha Online

A Índia informou que tomará a ação apropriada sobre os supostos ataques racistas contra uma atriz de Bollywood (a indústria cinematográfica indiana) que participa do "Celebrity Big Brother" da televisão britânica.

"Estamos cientes da questão. Estamos avaliando todos os aspectos. Tomaremos as ações apropriadas", afirmou o vice-ministro das Relações Exteriores, Anand Sharma. "O mundo sabe que a Índia rejeita firmemente todas as formas de discriminação e racismo", afirmou Sharma.

Punit Paranjpe/Reuters
Atriz de Bollywood Shilpa Shetty
Atriz de Bollywood Shilpa Shetty
A atriz indiana Shilpa Shetty, 31, participa na versão inglesa que reúne celebridades no reality show Big Brother e já foi vista várias vezes chorando porque alguns de seus colegas de programa a tratam com discriminação.

Os participantes debocham, principalmente, de seu sotaque e fazem comentários depreciativos quanto à higiene dos indianos. O caso deve chegar ao Parlamento britânico.

A situação foi alvo de muitas críticas de telespectadores britânicos e até de ameaças dos colegas da estrela de Bollywood.

O departamento regulador dos meios de comunicação indianos recebeu cerca de 7.500 denúncias de racismo. O Chanel Four, que exibe o reality show, recebeu outras 2.000 queixas.

A irmã de Shetty, no entanto, minimizou as acusações de racismo e elogiou o comportamento da atriz. "Se você é colocado numa casa com 14 pessoas, sempre acontecem brigas. É algo muito normal", afirmou Shamita, também atriz em Bollywood.

A agência Press Trust of India, no entanto, informou que a mãe de Shetty, Sunanda, está preocupada com o tratamento dado à filha no programa. Na Índia, a história virou notícias nas primeiras páginas dos jornais, que mostram fotos de Shetty chorando.

Brasil

No Brasil, a ONG gay brasiliense Estruturação encaminhou à Globo pedido para repreender o participante do "BBB7" Felipe Cobra, que fez declarações homofóbicas, mas a solicitação foi ignorada.

"Não tenho nada contra. Tenho um monte de amigo viado. Respeito na moral. Cada um com tuas opiniões e vontade. Agora você lá e eu aqui. Não venha entrar no meu espaço, parceiro, entrar no banheiro e botar a mão, que vai tomar bolacha", disse Cobra --o vídeo já caiu na internet.

Leia mais
  • Tony Blair comenta suposto racismo no "Big Brother" britânico
  • "Big Brother" britânico é acusado de promover racismo
  • Vídeo desmente Globo e mostra cena de homofobia no "BBB7"

    Especial
  • Confira o especial sobre o "BBB7"
  • Leia o que já foi publicado sobre Big Brother
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página