Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2007 - 14h14

"Páginas da Vida" entra na reta final com atrasos e pouca ação

Publicidade

MARIANA GARCIA
do Agora

Desde que estreou, em julho de 2006, "Páginas da Vida" promete muita emoção, mas a novela vem andando a passos lentos. O Agora levantou 11 histórias que ainda não emplacaram na trama de Manoel Carlos. Enquanto isso, o tempo vai passando: "Paraíso Tropical", a próxima trama das oito, está prevista para estrear dia 5 março. Restam, portanto, 38 capítulos --ou 45 dias-- para todas essas histórias serem contadas.

Para a professora Maria Lourdes Motter, do Núcleo de Teledramaturgia da USP, a demora para Olívia (Ana Paula Arósio) e Léo (Thiago Rodrigues) engatarem um romance é uma das histórias fora de compasso. "Está levando tempo demais para os dois se apaixonarem. Todo mundo sabe que existe um clima entre eles, mas o rapaz continua com Alice [Regiane Alves], que vive o fazendo de tonto. Só ele não percebe", comenta a estudiosa.

Divulgação/Divulgação
Isabel e Renato têm futuro incerto na trama
Isabel e Renato têm futuro incerto na trama
Com a morte de Nanda (Fernanda Vasconcellos) em agosto, o novelista antecipou que a marchande se envolveria com Léo e lutaria para que o milionário conquistasse a guarda dos filhos. Léo voltou à trama em outubro, Olívia está solteira desde novembro, mas o romance ainda não decolou.

A vida amorosa do pai da marchande também se apagou desde a morte de Lalinha (Glória Menezes), em setembro. Embora Maneco tenha reservado uma segunda paixão arrebatadora para Tide (Tarcísio Meira) na sinopse de "Páginas", o encontro entre o viúvo e a escultora Tonia (Sonia Braga), sua suposta nova companheira, também está duro de engatar.

A justificativa pode ser a exposição de Tonia na AMA, que é outro evento que não sai do papel. Explica-se: os dois devem se encontrar na abertura da mostra. O engraçado é que a artista já até participou de uma entrevista coletiva com jornalistas para apresentar suas peças que serão exibidas no espaço cultural. Quatro meses depois, literalmente, a montagem do evento deve começar.

Sonia Braga, que assim como sua personagem se mudou para o Rio especialmente para participar da novela global, está resignada com o ritmo dos acontecimentos. "Tonia chegou com um conflito, a história da filha com quem ela não conversava, e um objetivo, a exposição. Aquele conflito inicial sumiu, mas outro foi criado: a relação dela com o Silvio [Edson Celulari]. As pessoas me dão bronca na rua porque sabem que há a possibilidade de a Tonia trocar o Silvio pelo Tide, mas em uma novela do Manoel Carlos tudo pode acontecer. O Tide pode, inclusive, ficar com a Constância [Walderez De Barros]", fala a atriz.

Divulgação
Autor faz segredo sobre Gabriel e irmã Lavínia
Autor faz segredo sobre Gabriel e irmã Lavínia
Também nas tramas paralelas, o que não faltam são conflitos a ponto de eclodir, como o envolvimento de Diana (Louise Cardoso) com o jovem modelo pintado por ela, Ulisses (Domingos Meira). "A história da artista bem casada, que se apaixona pelo modelo retratado por ela durante anos, tem um potencial muito bom. Fico na expectativa e acho que o público também fica", fala Louise, que até agora só trocou olhares com o rapaz.

E até mesmo acontecimentos banais, como a festa de inauguração da casa de Diogo (Marcos Paulo), levam tempo para ir ao ar. Desde que o infectologista se mudou para a vila de Selma, fala do encontro, que nunca vai ao ar. Na semana passada, o assunto virou brincadeira no hospital onde o médico trabalha. Mas, no fim desta semana, a festa --de acordo com o resumo dos capítulos-- vai emplacar.

A receita do sucesso

Procurado pela reportagem para contar o que o faz segurar os acontecimentos da trama, o autor Manoel Carlos não foi encontrado.

Já as atrizes Louise Cardoso e Sônia Braga acreditam que o novelista guarda as melhores cartadas para as páginas finais de sua trama. "Maneco pode surpreender. Ainda há tempo, ele é o mestre da reviravolta", comenta Louise. "É como a vida, a qualquer momento tudo pode mudar", completa Sonia. Enquanto isso não acontece, a novela segue com uma média confortável de audiência --47 pontos no Ibope desde a estréia-- e já conseguiu picos de 60 pontos.

Leia mais
  • Confira as histórias que se arrastam em "Páginas da Vida"
  • Britânicos se rendem aos encantos de "Betty, a Feia"
  • Trama de novela "Bicho do Mato" pretende incentivar doação de órgãos
  • Globo reprisa "Era uma Vez" a partir do dia 29
  • "Amazônia" dá menos ibope do que "JK"

    Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre "Páginas da Vida"
  • Saiba tudo sobre novelas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página