Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2007 - 15h23

Após suposta ofensa racial, "Big Brother" inglês perde patrocínio

Publicidade

da Efe, em Londres
com Folha Online

A empresa de serviços de telefonia do Reino Unido The Carphone Warehouse decidiu hoje suspender seu patrocínio ao programa de televisão "Celebrity Big Brother", dada a polêmica sobre os supostos insultos racistas à atriz indiana Shilpa Shetty, 31.

Segundo um comunicado oficial, a companhia ordenou a retirada imediata de seu nome e marca do programa da rede de televisão Channel 4, que continua exibindo o programa --cuja audiência aumentou após a polêmica.

A decisão foi tomada depois que a edição de quarta-feira do programa destacou os supostos insultos à estrela de Bollywood (a indústria cinematográfica indiana).

Punit Paranjpe/Reuters
Shilpa Shetty foi ridicularizada na atração
Shilpa Shetty foi ridicularizada na atração
"Nada do que vimos na noite passada nos tranqüilizou. Conseqüentemente, exigimos que o Channel 4 retire nosso patrocínio e marca imediatamente", disse o executivo-chefe da The Carphone Warehouse, Charles Dunstone.

A companhia chegou à decisão diante da preocupação com o comportamento de alguns indivíduos dentro da casa do "Celebrity Big Brother", afirmou Dunstone, ressaltando que sua empresa continuará desvinculada do programa até que esse tipo de comportamento seja mudado.

As conseqüências econômicas dessa polêmica foram multiplicadas após o anúncio da The Perfume Shop, uma das principais cadeias de perfumarias do Reino Unido, de suspender a venda da fragrância que leva o nome da apresentadora de TV Jade Goody. A apresentadora e outras duas participantes foram flagradas ridicularizando o sotaque carregado da atriz. Uma participante também disse que os indianos costumam ser magros porque não cozinham direito os seus alimentos e, portanto, vivem doentes.

Brasil

No Brasil, a ONG gay brasiliense Estruturação encaminhou à Globo pedido para repreender o participante do "BBB7" Felipe Cobra, que fez declarações homofóbicas, mas a solicitação foi ignorada.

"Não tenho nada contra. Tenho um monte de amigo viado. Respeito na moral. Cada um com tuas opiniões e vontade. Agora você lá e eu aqui. Não venha entrar no meu espaço, parceiro, entrar no banheiro e botar a mão, que vai tomar bolacha", disse Cobra --o vídeo já caiu na internet.

Leia mais
  • Índia protesta contra tratamento "racista" no "Big Brother" inglês
  • Tony Blair comenta suposto racismo no "Big Brother" britânico
  • "Big Brother" britânico é acusado de promover racismo
  • Vídeo desmente Globo e mostra cena de homofobia no "BBB7"

    Especial
  • Confira o especial sobre o "BBB7"
  • Leia o que já foi publicado sobre Big Brother
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página