Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2007 - 02h08

"BBB" ganha tom de ficção; acompanhe os passos do "roteiro"

Publicidade

FERNANDA CRANCIANINOV
da Folha Online

O que há de realidade e de ficção no "Big Brother Brasil"? A primeira versão do programa era uma novidade tanto para os telespectadores como para a própria emissora.

Agora, chegando em sua sétima edição, os diretores do programa já estão craques na roteirização do "reality show" --que vem ganhando alguns retoques que o aproximam da ficção.

A Folha Online analisou alguns detalhes a edição do programa desta quinta-feira, tentando captar quais seriam as intenções da emissora por trás da edição apresentada em cadeia nacional.

Roteiro

A Globo não mede esforços para injetar um pouco de romance na história. Afinal, que novela não termina com a clássica cena do casamento? Seguindo este viés, o principal mote do episódio desta quinta-feira foi a tentativa (malsucedida) de aproximar os casais durante uma festa.

Mas, o telespectador só pôde conferir uma coleção de foras: Íris agradece a injeção de auto-estima por Diego, mas dispensa demais favores do rapaz. Flávia continua bancando a difícil com Fernando, apesar de não parar de beijá-lo. Carol foge de um beijo de Felipe, enquanto Alan Pierre não convence Analy de suas boas intenções.

Enquanto os homens se mostram sentimentais, as mulheres, profissionais: elas estão na casa para competir, e não para se apaixonar. A estratégia também pode ser apenas um traço de machismo presente em ambos os sexos: os homens não podem ficar no "zero a zero", enquanto as mulheres têm de bancar as "difíceis". Apesar de mais velado, não seria o primeiro rompante de machismo entre os BBBS.

Figurino

OK. Todo mundo concorda que, para aceitar fazer parte de um "reality show" exibido por todo o Brasil, os participantes têm de ser mais exibicionistas do que "espiões" (ou voyeurs). E disso, telespectador algum pode duvidar.

Pode ser apenas pelo calor, ou até mesmo para conquistar um cachê mais gordo na próxima Playboy, mas é inegável que as mulheres vêm caprichando no figurino: costas de fora, saia curta e, impossível não reparar, alguém viu a blusinha da Flávia na prova da escolha de líder? De tão pequena, provavelmente, ninguém viu.

Entre os homens, uma conta interessante poderia ser feita: qual a porcentagem do dia em que os homens da casa ficam com e sem camisa. Palpite: 18% e 82%, respectivamente.

E como se não bastasse o figurino, as coreografias: as festas organizadas pela direção do programa são repletas de coreografias para "mexer as cadeiras". Detalhe: elas lembram vagamente as festas de novelas, nas quais todo mundo finge que bebe, finge que dança e finge que se diverte.

O site da emissora pega ainda mais pesado para atrair a audiência. Em alguns casos, não passa de sensacionalismo com a forma de apresentação; em outros, dá até para supor que a emissora tenha "encomendado" o roteiro aos BBBs. Confira alguns exemplos desta quinta-feira:

"Bruno e Flávia levam festa para a piscina"

"Mulheres trocam selinhos na casa"

"Diego delira com cariocas no funk"

"Carol e Flávia dão um show no chuveiro"

Pausa para o "merchandising"

Em outros tempos, o comercial apenas interrompia a atração do telespectador, que, rapidamente, com seu controle remoto, mudava de canal. Hoje, ele invade o principal momento de seu programa favorito. Pois é, em "reality shows" não é diferente.

Nesta quinta-feira, os BBBs foram convidados a irem até o jardim, onde havia uma porção de mochilas. Dentro delas, um kit com produtos de higiene com desodorantes e toalhas. A encenação de alguns BBBS chegou a ser patética. O site da emissora retrata bem um dos momentos.

"A líder Flávia e aniversariante do dia junto com o ex-namoradinho Fernando Luiz é a mais empolgada e corre para ver o que tem dentro da bolsa. 'Ai, que lindo! Tem florzinha!', grita a confinada".

Escolha do líder

A prova de escolha do líder elaborada pela Globo conseguiu deixar até mesmo os próprios BBBs entediados. A emissora elaborou uma prova de sorte para a escolha da liderança --conquistada, ao final, por Bruna.

Foram colocadas duas urnas na sala. Em uma delas, bolinhas com o rosto de cada participante. Na outra, bolinhas com números. A tarefa era sortear uma pessoa, que, de acordo com a bolinha numerada, escolheria quem sairia. Os eliminados, caminhavam para a cozinha.

Quem começou a prova foi a líder Flávia. Após uma sucessão de eliminações, restou apenas Bruna na sala. Só então os participantes isolados e a própria Bruna (e talvez os telespectadores) entenderam que a prova havia terminado --restando apenas uma dúvida: alguém viu algum número ou rostinho sorteado?

Grand Finale

Aparentemente, o show do Simple Plan nesta quinta-feira foi um dos poucos momentos de "realidade" dentro da casa. Só um mistério não foi solucionado: alguém sabe o que os BBBs tomavam nas latinhas que seguravam?

Leia mais
  • "Big Brother" britânico é acusado de promover racismo
  • Promessa de BBB nua via e-mail é golpe virtual
  • Em crise de auto-estima, Íris vira "coitadinha" e irrita BBBs
  • ONG cobra da Globo punição contra homofobia no "BBB7"
  • Em início de competição, BBBs já discutem cachê para posar nus

    Especial
  • Veja os participantes
  • Confira o especial sobre o "BBB7"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página