Publicidade
Publicidade
19/01/2007
-
02h08
FERNANDA CRANCIANINOV
da Folha Online
O que há de realidade e de ficção no "Big Brother Brasil"? A primeira versão do programa era uma novidade tanto para os telespectadores como para a própria emissora.
Agora, chegando em sua sétima edição, os diretores do programa já estão craques na roteirização do "reality show" --que vem ganhando alguns retoques que o aproximam da ficção.
A Folha Online analisou alguns detalhes a edição do programa desta quinta-feira, tentando captar quais seriam as intenções da emissora por trás da edição apresentada em cadeia nacional.
Roteiro
A Globo não mede esforços para injetar um pouco de romance na história. Afinal, que novela não termina com a clássica cena do casamento? Seguindo este viés, o principal mote do episódio desta quinta-feira foi a tentativa (malsucedida) de aproximar os casais durante uma festa.
Mas, o telespectador só pôde conferir uma coleção de foras: Íris agradece a injeção de auto-estima por Diego, mas dispensa demais favores do rapaz. Flávia continua bancando a difícil com Fernando, apesar de não parar de beijá-lo. Carol foge de um beijo de Felipe, enquanto Alan Pierre não convence Analy de suas boas intenções.
Enquanto os homens se mostram sentimentais, as mulheres, profissionais: elas estão na casa para competir, e não para se apaixonar. A estratégia também pode ser apenas um traço de machismo presente em ambos os sexos: os homens não podem ficar no "zero a zero", enquanto as mulheres têm de bancar as "difíceis". Apesar de mais velado, não seria o primeiro rompante de machismo entre os BBBS.
Figurino
OK. Todo mundo concorda que, para aceitar fazer parte de um "reality show" exibido por todo o Brasil, os participantes têm de ser mais exibicionistas do que "espiões" (ou voyeurs). E disso, telespectador algum pode duvidar.
Pode ser apenas pelo calor, ou até mesmo para conquistar um cachê mais gordo na próxima Playboy, mas é inegável que as mulheres vêm caprichando no figurino: costas de fora, saia curta e, impossível não reparar, alguém viu a blusinha da Flávia na prova da escolha de líder? De tão pequena, provavelmente, ninguém viu.
Entre os homens, uma conta interessante poderia ser feita: qual a porcentagem do dia em que os homens da casa ficam com e sem camisa. Palpite: 18% e 82%, respectivamente.
E como se não bastasse o figurino, as coreografias: as festas organizadas pela direção do programa são repletas de coreografias para "mexer as cadeiras". Detalhe: elas lembram vagamente as festas de novelas, nas quais todo mundo finge que bebe, finge que dança e finge que se diverte.
O site da emissora pega ainda mais pesado para atrair a audiência. Em alguns casos, não passa de sensacionalismo com a forma de apresentação; em outros, dá até para supor que a emissora tenha "encomendado" o roteiro aos BBBs. Confira alguns exemplos desta quinta-feira:
"Bruno e Flávia levam festa para a piscina"
"Mulheres trocam selinhos na casa"
"Diego delira com cariocas no funk"
"Carol e Flávia dão um show no chuveiro"
Pausa para o "merchandising"
Em outros tempos, o comercial apenas interrompia a atração do telespectador, que, rapidamente, com seu controle remoto, mudava de canal. Hoje, ele invade o principal momento de seu programa favorito. Pois é, em "reality shows" não é diferente.
Nesta quinta-feira, os BBBs foram convidados a irem até o jardim, onde havia uma porção de mochilas. Dentro delas, um kit com produtos de higiene com desodorantes e toalhas. A encenação de alguns BBBS chegou a ser patética. O site da emissora retrata bem um dos momentos.
"A líder Flávia e aniversariante do dia junto com o ex-namoradinho Fernando Luiz é a mais empolgada e corre para ver o que tem dentro da bolsa. 'Ai, que lindo! Tem florzinha!', grita a confinada".
Escolha do líder
A prova de escolha do líder elaborada pela Globo conseguiu deixar até mesmo os próprios BBBs entediados. A emissora elaborou uma prova de sorte para a escolha da liderança --conquistada, ao final, por Bruna.
Foram colocadas duas urnas na sala. Em uma delas, bolinhas com o rosto de cada participante. Na outra, bolinhas com números. A tarefa era sortear uma pessoa, que, de acordo com a bolinha numerada, escolheria quem sairia. Os eliminados, caminhavam para a cozinha.
Quem começou a prova foi a líder Flávia. Após uma sucessão de eliminações, restou apenas Bruna na sala. Só então os participantes isolados e a própria Bruna (e talvez os telespectadores) entenderam que a prova havia terminado --restando apenas uma dúvida: alguém viu algum número ou rostinho sorteado?
Grand Finale
Aparentemente, o show do Simple Plan nesta quinta-feira foi um dos poucos momentos de "realidade" dentro da casa. Só um mistério não foi solucionado: alguém sabe o que os BBBs tomavam nas latinhas que seguravam?
Leia mais
"Big Brother" britânico é acusado de promover racismo
Promessa de BBB nua via e-mail é golpe virtual
Em crise de auto-estima, Íris vira "coitadinha" e irrita BBBs
ONG cobra da Globo punição contra homofobia no "BBB7"
Em início de competição, BBBs já discutem cachê para posar nus
Especial
Veja os participantes
Confira o especial sobre o "BBB7"
"BBB" ganha tom de ficção; acompanhe os passos do "roteiro"
Publicidade
da Folha Online
O que há de realidade e de ficção no "Big Brother Brasil"? A primeira versão do programa era uma novidade tanto para os telespectadores como para a própria emissora.
Agora, chegando em sua sétima edição, os diretores do programa já estão craques na roteirização do "reality show" --que vem ganhando alguns retoques que o aproximam da ficção.
A Folha Online analisou alguns detalhes a edição do programa desta quinta-feira, tentando captar quais seriam as intenções da emissora por trás da edição apresentada em cadeia nacional.
Roteiro
A Globo não mede esforços para injetar um pouco de romance na história. Afinal, que novela não termina com a clássica cena do casamento? Seguindo este viés, o principal mote do episódio desta quinta-feira foi a tentativa (malsucedida) de aproximar os casais durante uma festa.
Mas, o telespectador só pôde conferir uma coleção de foras: Íris agradece a injeção de auto-estima por Diego, mas dispensa demais favores do rapaz. Flávia continua bancando a difícil com Fernando, apesar de não parar de beijá-lo. Carol foge de um beijo de Felipe, enquanto Alan Pierre não convence Analy de suas boas intenções.
Enquanto os homens se mostram sentimentais, as mulheres, profissionais: elas estão na casa para competir, e não para se apaixonar. A estratégia também pode ser apenas um traço de machismo presente em ambos os sexos: os homens não podem ficar no "zero a zero", enquanto as mulheres têm de bancar as "difíceis". Apesar de mais velado, não seria o primeiro rompante de machismo entre os BBBS.
Figurino
OK. Todo mundo concorda que, para aceitar fazer parte de um "reality show" exibido por todo o Brasil, os participantes têm de ser mais exibicionistas do que "espiões" (ou voyeurs). E disso, telespectador algum pode duvidar.
Pode ser apenas pelo calor, ou até mesmo para conquistar um cachê mais gordo na próxima Playboy, mas é inegável que as mulheres vêm caprichando no figurino: costas de fora, saia curta e, impossível não reparar, alguém viu a blusinha da Flávia na prova da escolha de líder? De tão pequena, provavelmente, ninguém viu.
Entre os homens, uma conta interessante poderia ser feita: qual a porcentagem do dia em que os homens da casa ficam com e sem camisa. Palpite: 18% e 82%, respectivamente.
E como se não bastasse o figurino, as coreografias: as festas organizadas pela direção do programa são repletas de coreografias para "mexer as cadeiras". Detalhe: elas lembram vagamente as festas de novelas, nas quais todo mundo finge que bebe, finge que dança e finge que se diverte.
O site da emissora pega ainda mais pesado para atrair a audiência. Em alguns casos, não passa de sensacionalismo com a forma de apresentação; em outros, dá até para supor que a emissora tenha "encomendado" o roteiro aos BBBs. Confira alguns exemplos desta quinta-feira:
"Bruno e Flávia levam festa para a piscina"
"Mulheres trocam selinhos na casa"
"Diego delira com cariocas no funk"
"Carol e Flávia dão um show no chuveiro"
Pausa para o "merchandising"
Em outros tempos, o comercial apenas interrompia a atração do telespectador, que, rapidamente, com seu controle remoto, mudava de canal. Hoje, ele invade o principal momento de seu programa favorito. Pois é, em "reality shows" não é diferente.
Nesta quinta-feira, os BBBs foram convidados a irem até o jardim, onde havia uma porção de mochilas. Dentro delas, um kit com produtos de higiene com desodorantes e toalhas. A encenação de alguns BBBS chegou a ser patética. O site da emissora retrata bem um dos momentos.
"A líder Flávia e aniversariante do dia junto com o ex-namoradinho Fernando Luiz é a mais empolgada e corre para ver o que tem dentro da bolsa. 'Ai, que lindo! Tem florzinha!', grita a confinada".
Escolha do líder
A prova de escolha do líder elaborada pela Globo conseguiu deixar até mesmo os próprios BBBs entediados. A emissora elaborou uma prova de sorte para a escolha da liderança --conquistada, ao final, por Bruna.
Foram colocadas duas urnas na sala. Em uma delas, bolinhas com o rosto de cada participante. Na outra, bolinhas com números. A tarefa era sortear uma pessoa, que, de acordo com a bolinha numerada, escolheria quem sairia. Os eliminados, caminhavam para a cozinha.
Quem começou a prova foi a líder Flávia. Após uma sucessão de eliminações, restou apenas Bruna na sala. Só então os participantes isolados e a própria Bruna (e talvez os telespectadores) entenderam que a prova havia terminado --restando apenas uma dúvida: alguém viu algum número ou rostinho sorteado?
Grand Finale
Aparentemente, o show do Simple Plan nesta quinta-feira foi um dos poucos momentos de "realidade" dentro da casa. Só um mistério não foi solucionado: alguém sabe o que os BBBs tomavam nas latinhas que seguravam?
Leia mais
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Alice Braga produzirá nova série brasileira original da Netflix
- Sem renovar contrato, Fox retira canais da operadora Sky
- Filósofo e crítico literário Tzvetan Todorov morre, aos 77, em Paris
- Quadrinhos
- 'A Richard's estava perdendo sua cara', diz Ricardo Ferreira, de volta à marca
+ Comentadas
- Além de Gaga, Rock in Rio confirma Ivete, Fergie e 5 Seconds of Summer
- Retrospectiva celebra os cem anos da mostra mais radical de Anita Malfatti
+ EnviadasÍndice