Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2007 - 20h01

Após 13 desfiles na SPFW, finalmente Osklen traz "moda ecológica"

Publicidade

FERNANDA CRANCIANINOV
da Folha Online

Após 13 desfiles e muita passarela em verniz preto, a grife Osklen, de Oskar Metsavaht, destacou-se como a primeira (e, até agora, a única) marca do São Paulo Fashion Week a levantar explicitamente a bandeira lançada pela direção do evento. A organização da semana de moda mais badalada do país abraçou como tema de sua 22ª edição a moda brasileira "sustentável".

Fernando Donasci/Folha Imagem
Osklen desfilou moda politicamente correta no SPFW
Osklen desfilou moda politicamente correta no SPFW
Sem o risco de extinção, ovelhas e tilápias (peixe originário da América do Sul e África) serviram de matéria-prima na composição de casacos, acessórios e patchworks (espécie de "remendo" aplicado sobre a roupa) para a grife, que se apresentou ao fim do primeiro dia do evento.

Todos os tecidos e peles da marca são ecologicamente corretos --o algodão utilizado nas peças da coleção foi produzido por 140 famílias localizadas no sertão do Ceará, cuja subsistência se baseia no plantio de algodão orgânico (cultivado sem agrotóxicos).

Fernando Donasci/Folha Imagem
Algodão das peças foi produzido por 140 famílias localizadas no sertão do Ceará
Algodão das peças foi produzido por 140 famílias localizadas no sertão do Ceará
No desfile, o sócio-ambiental Metsavaht defendeu o Protocolo de Kyoto imprimindo "Kyoto Protocol" sobre camisetas masculinas. O estilista mantém duas tribos indígenas (Waiãpi e Pareci) do Alto Xingu, região amazônica, com a compra de toda a produção de colares, pulseiras e acessórios dos artesãos indígenas e fomentando o cultivo de sementes de Urucum e Curauá (das quais são obtidas fibras para a coleção).

Em geral, a moda Osklen manteve sua característica neutralidade e informalidade, sendo o primeiro desfile a trazer o jeans de forma efetiva à semana de moda. Nas demais peças, no entanto, foi o moletom que predominou.

Nos acessórios, a Osklen manteve sua "moda ecológica", investindo em brilhos metálicos que lembram escamas de peixes. A paleta de cores da marca seguiu as demais tendências: sóbria, com tom branco, cinza, musgo e terra.

Leia mais
  • Com temática indígena, Raia de Goeye abre 2º dia de SPFW
  • Lenços e chapéus de palha criam atmosfera rural em desfile de Herchcovitch
  • Confira as tendências que marcaram o 1º dia de SPFW
  • UMA inaugura Pavilhão da Bienal com pompa e imponência no SPFW
  • Na 22ª edição do SPFW, não basta ser bonita; tem de ser saudável

    Especial
  • Veja galeria de fotos do SPFW
  • Confira o especial sobre o SPFW
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página