Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/01/2007 - 09h08

De olho no público, autor põe dois casais gays em "Paraíso Tropical"

Publicidade

da Folha Online

Gilberto Braga sabe como levantar o ibope. Da festiva "Dancin' Days" (1978) à desenfreada "Celebridade" (2003-04), passando pela denuncista "Vale Tudo" (1988), o carioca de 61 anos domina a arte de atrair os brasileiros com suas histórias --que, na contramão de uma tendência na TV, têm um toque de realidade dentro da ficção (e não o contrário).

O autor da próxima novela das oito da Globo, "Paraíso Tropical", tem como uma de suas armas o retorno do público. Por isso, já tem cerca de 30 capítulos prontos da trama que em março substituirá "Páginas da Vida" (de Manoel Carlos, que ao contrário do colega prefere deixar a história se levar), mas não pretende ir muito além disso.

Ana Carolina Fernandes/FI
Gilberto Braga assina "Paraíso Tropical"
Gilberto Braga assina "Paraíso Tropical"
"Na hora da estréia gostaríamos de ter uns 40 [capítulos]. Mais [do que isso] eu acho que pode ser perigoso, porque precisamos de retorno", afirma Braga em entrevista à Folha Online. O poderoso "retorno" de que ele fala --ouvir a opinião dos telespectadores por meio de pesquisas-- já foi responsável, entre outras alterações, pela mudança no comportamento de Corina, personagem de Nívea Maria em "Celebridade" --ela deixou de agir contra a filha famosa, Maria Clara Diniz.

Arte Folha Online
Braga integra lista dos 10 gays influentes
Braga integra lista de gays mais influentes
O que já está certo é que Carlos Casagrande e Sérgio Abreu viverão um casal gay, Rodrigo e Tiago. Sarados, os personagens são casados há seis anos e moram em Copacabana. A novela terá ainda outro casal homossexual, mais "colorido", como diz o autor, "numa praia de comédia".

Para escrever a trama sobre turismo sexual com Alessandra Negrini no papel de gêmeas (Fábio Assunção será o galã), Braga terá a ajuda de Ricardo Linhares. A direção é de Dennis Carvalho, Amora Mautner e José Villamarin.

Leia a seguir a entrevista concedida por Gilberto Braga:

Folha Online - Como surgiu a idéia de colocar um casal homossexual na novela? Qual sua intenção --está mais para marketing social ou para "levantar poeira"?

Gilberto Braga - Não entendi bem. Nossa intenção é só mostrar um casal gay, mas são personagens secundários. Dois rapazes muito simpáticos, perfeitamente integrados aos héteros da novela, que são mais de 30.

Divulgação
Casagrande e Abreu viverão casal gay
Casagrande e Abreu viverão casal gay
Folha Online - Considerando seus trabalhos anteriores, é possível imaginar que a novela terá cores fortes --nada bege. E o casal, como será? Eles serão discretos, chamativos, caricatos ou 'normais' como os da vida real?

Braga -Totalmente discretos e muito charmosos. Mas vamos ter também, durante umas três semanas, um outro casal gay - participação especial, mais colorido, porque é numa praia de comédia.

Folha Online - Os dois personagens gays são jovens e "sarados". Acha que na teledramaturgia brasileira ainda não há espaço para um homossexual de mais idade e com barriga?

Braga - Acho que na teledramaturgia brasileira há espaço rigorosamente para tudo. Mas nossos gays são realmente lindos. O mais velho, com barriga, fica pra próxima.

Folha Online - Os atores foram escolhidos por você? O que achou da escolha?

Braga - Os atores foram escolhidos pelo Dennis, Ricardo e eu. Estou satisfeitíssimo com a escolha. São atores ainda não totalmente consagrados, muito talentosos mas em ascensão, que sabem que vão ocupar um espaço pequeno e estão bastante satisfeitos com isso.

Folha Online - Quantos capítulos terá a novela? Você ainda está no início ou já tem um bom lastro?

Braga - Estamos quase no capítulo 30. Na verdade eu esqueci de perguntar a previsão de número de capítulos. Acho que é alguma coisa em torno de 200. Estamos, sem dúvida, com um bom adiantamento. Na hora da estréia gostaríamos de ter uns 40. Mais eu acho que pode ser perigoso porque precisamos de retorno.

Leia mais
  • Florianópolis quer "roubar" gays do Rio no Carnaval; leia destaques GLS
  • Autor de "Páginas da Vida" reclama de "falsas notícias"
  • "Páginas da Vida" entra na reta final com atrasos e pouca ação
  • Telespectadora entra no ar e dá sermão em bispo da Record
  • Record ataca com "Escrava Isaura" e Globo reprisa novela com Nair Bello

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "Paraíso Tropical"
  • Saiba tudo sobre novelas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página