Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2007 - 07h00

Anthony Bourdain vem ao Brasil e visita Mercado Municipal, em São Paulo

Publicidade

FERNANDA CRANCIANINOV
da Folha Online

O Brasil entrou na rota do "viajante destemido e aventureiro" Anthony Bourdain. O chefe de cozinha e apresentador de televisão chega hoje ao Brasil para provar algumas das mais famosas e tradicionais iguarias de São Paulo: o pastel de bacalhau e os sanduíches de mortadela e pernil vendidos no Mercado Municipal (tradicional ponto de vendas de frutas exóticas e iguarias da culinária, localizado no centro de São Paulo).

Anthony Bourdain, 51, é obcecado pelo mundo da gastronomia e não se cansa de diversificar sua atuação pelo tema: com formação profissional em culinária, Bourdain é também autor de alguns livros best-sellers e apresentador do programa "Anthony Bourdain: Sem Reservas", exibido no Brasil pelo canal Discovery Travel & Living.

Divulgação
Anthony Bourdain em episódio de "Anthony Bourdain: Sem Reservas"
Anthony Bourdain em episódio de "Anthony Bourdain: Sem Reservas"
O trabalho de Bourdain é invejável: em seu programa (exibido toda noite de terça para quarta-feira, à meia-noite), "Tony", como é chamado, viaja "sem reservas" provando a culinária mundial. A produção dos episódios é caprichada: há sempre algum guia local ou morador da região orientando Bourdain, que não passa de um "viajante", assim como o telespectador.

Com muita modéstia e autenticidade, Bourdain está longe de adotar o estilo de seu mais popular colega de profissão, Jamie Oliver, o qual já criticou abertamente em seu programa; Tony se deixa levar pela culinária local e prende a atenção do telespectador com um roteiro cheio de sarcasmo e ironia. Bourdain é atrapalhado, fuma, faz revelações e desconfia do que come, enfrentando qualquer desafio: desde lugares exóticos (como quando se sentou no chão da cozinha entre uma família de esquimós e saboreou uma farta e sangrenta foca crua) até passeios supostamente entediantes pela gastronomia de seu país, os EUA.

Americano, Bourdain nasceu em Nova York, tendo estudado no Instituto Americano de Culinária, em Hyde Park. Durante as três décadas seguintes, trabalhou em cozinhas profissionais. Não se contentando com talheres, Bourdain pega na caneta e lança o livro "Não Coma Antes de Ler Isto", de 1999, que faz um relato dos restaurantes de Nova York. Mas, foi apenas dois anos mais tarde, com "Cozinha Confidencial", que Bourdain ganhou popularidade com sua visão irreverente sobre as experiências no mundo da gastronomia.

Atualmente, Bourdain é chef executivo do Brasserie Les Halles, da cidade de Nova York.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Anthony Bourdain
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página