Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2007 - 10h22

"O Relato Íntimo de Madame Shakespeare" cria ficção no palco

Publicidade

PEDRO IVO DUBRA
do Guia da Folha

A mulher de Nelson Rodrigues, Elza, bateu à máquina, a pedido do dramaturgo, a obra-prima "Vestido de Noiva". Tal contato íntimo com a criação artística do marido nem sempre acontece e não foi o caso da senhora Shakespeare, ao menos em uma versão da história que estréia na quinta-feira (1º) no Centro Cultural Banco do Brasil.

Lenise Pinheiro/Folha Imagem
Peça tem Norma Bengell no elenco
Peça tem Norma Bengell no elenco
"O Relato Íntimo de Madame Shakespeare", adaptação de Emílio di Biasi, 67, para o romance homônimo do inglês Robert Nye, aproveita-se da obscura biografia do criador de "Romeu e Julieta" para inventar uma ficção em torno de sua vida conjugal com Anne Hathaway.

Oito anos mais velha do que ele, Hathaway narra acontecimentos que viveu em abril de 1594, num quarto que ficava em cima de uma peixaria londrina. De acordo com o texto de Nye, ela não estava nem aí para a poesia e o teatro do cônjuge, tido por muitos como o maior autor da literatura ocidental. Nunca teria lido uma peça sua.

O que seria naturalmente um monólogo acabou rendendo uma montagem interpretada por duas atrizes, Maria Manoella (dirigida recentemente por Di Biasi em "Cinema Éden") e Norma Bengell (com quem o encenador trabalhou em "Cordélia Brasil", em 1968, e que estava afastada do palco desde "Isadora e Oswald", de 1984).

"Conforme fui lendo o livro, vi claramente que existiam duas personagens antagônicas. Uma mais madura, dura, amarga, mas com bastante humor; outra, mais jovem, complacente, romântica", afirma Emílio di Biasi, que deve voltar à atuação no seu próximo trabalho (o último foi "Um Passeio no Bosque", de 1999, que lhe rendeu o prêmio Shell de melhor ator).

"O Relato Íntimo de Madame Shakespeare"
Quando: Qui.: 20h. Sex. e sáb.: 19h30. Dom.: 18h. Estréia 1º/3. Até 13/5
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil - teatro (r. Álvares Penteado, 112, região central, tel. 0/xx/11 3113-3651).
Quanto: Ingr.: R$ 15

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Norma Bengell
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre Shakespeare
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página