Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2007 - 21h01

Filme conta história da Pampulha, obra de Niemeyer

Publicidade

CLARICE SPITZ
da Folha Online

Na próxima terça-feira (27), acontecerá no Rio a pré-estréia do documentário "Pampulha ou A Invenção do Mar de Minas", de Oswaldo Caldeira. O longa mostra os detalhes da criação do complexo da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), a primeira grande obra do jovem arquiteto Oscar Niemeyer --que, neste ano, completa cem anos.

Filmado em película, e com narração do ator Rodolfo Bottino, o longa-metragem reconstitui a construção do local nos anos 40, quando Juscelino Kubitschek ("JK") apostou no talento de um arquiteto novato que tinha em seu currículo apenas o Grande Hotel, em Ouro Preto (MG).

"A Pampulha foi o início da minha arquitetura e a primeira obra que JK realizou. Foi também o início de Brasília. Juscelino vivia o encanto de fazer uma coisa bonita, lembrando, assim, um príncipe da Renascença. Procurava a beleza, o diferente. Era uma grande figura", afirma Niemeyer.

Niemeyer teve apenas um dia para esboçar alguma idéia, como diz em depoimento no filme. "Eu era jovem e aquele pedido, feito de repente, não me intimidou. No dia seguinte entreguei o projeto, o mesmo que acabou sendo construído".

Segundo Caldeira, diretor de filmes de ficção como "O Grande Mentecapto" e "Tiradentes", o filme foca os sonhos de dois homens: JK e Niemeyer. "Ao longo do meu trabalho enfoquei personagens sonhadores, pessoas que perseguiram projetos aparentemente delirantes, mas que acabaram por se concretizar de alguma forma, superando os limites coercitivos do humano até aquele momento", disse.

Na capital fluminense, o filme será exibido no Instituto de Arquitetos do Brasil, dentro da programação do ano do centenário de Oscar Niemeyer.

"Pampulha ou A Invenção do Mar de Minas"
Onde: Instituto de Arquitetos do Brasil (r. do Pinheiro, 10. Flamengo. Rio)
Horário: 19h (Um debate será realizado em seguida, às 20h30)
Quando: 27 de março (terça-feira)
Quanto: gratuito

Leia mais
  • Erramos: Filme conta história da Pampulha, obra de Niemeyer

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Oscar Niemeyer
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página