Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2007 - 08h30

Comédia circense mexicana é uma boa opção gratuita no FTC

Publicidade

da Folha Online

A comédia circense "Cus Cus Circus", vinda da Cidade do México, desembarca em Curitiba nesta sexta-feira (23). Desprezando o perigo e valendo-se de seu talento circense, um artista fora de controle fará até o impossível para fazer o público rir e se emocionar. O espetáculo, da Cia. Mexicana Circus Cus, faz parte do "Veja Grátis" do FTC (Festival de Teatro de Curitiba) e será apresentado na praça Osório, na r. XV de Novembro.

Divulgação
A peça "Cus Cus Circus", vinda do México, desembarca em Curitiba nesta sexta-feira
A peça "Cus Cus Circus", vinda do México, desembarca em Curitiba nesta sexta-feira
Outro espetáculo que já viajou o mundo também estará nas ruas da capital paranaense. O drama carioca "Flamingo" --que já foi encenado em diversos países-- cabe dentro de uma mala. Isto porque toda a encenação da peça se dá com apenas um ator e objetos guardados dentro de uma mala. A história conta a trajetória de um embrulho cor-de-rosa, que vai ganhando vida em depósitos de lixo até se transformar em um flamingo. As apresentações, que também fazem parte do "Veja Grátis", acontecem a partir desta sexta-feira (23), nas Ruínas de São Francisco, no Largo da Ordem.

Filmes e palestras

A captura do efêmero na experiência teatral será apresentada em dez documentários, exibidos no Sesc da Esquina, com parceria da Embaixada da França em Curitiba e também da Aliança Francesa.

A partir desta quinta-feira (22) até 1º de abril, sempre com sessões às 16h e 19h, o público poderá conferir os filmes: "Claude Régy", "O Transmissor" (1997), "O Complexo de Thénardier" (2002), "Com Um Fio na Pata" (2002), "Inventários" (1990), "A Secreta Arquitetura do Parágrafo: Encontro com Philippe Minyana" (2002), "Coelho Caçador" (1991), "Fedra" (2003), "Uma Outra Solidão" (1996), "Tambores no Dique" (2002), "Violação" (2003), "A Tragedia de Hamlet" (2001) e "Brook por Brook" (2001).

Na Aliança Francesa também será realizado o "Café Philosofique", no qual grandes nomes do teatro falarão sobre temas ligados à área. Na sexta-feira (23), às 19h, José Monir Nasser ministra a palestra "Fedra de Racine: O Renascimento da Tragédia". Já no dia 30, no mesmo horário, Viviane Ribeiro comanda "Molière: A Comédia da Vida".

Educação, literatura, história e seus respectivos profissionais também estão no foco das oficinas do FTC. Arte-educação, teatroduca, fabricando histórias, história do teatro ocidental e aprofundamento das emoções são exemplos nestas áreas.

Oficinas

O FTC também reúne uma programação diferenciada que compõe o quadro de eventos especiais. Dentro destes eventos estão as oficinas, que estão abertas ao público. Com a intenção de despertar valores e aprofundar técnicas, atualizando a visão sobre a arte teatral. Ministrarão as oficinas profissionais renomados do país e do exterior.

Temas focados no desenvolvimento do ator, dentro e fora dos palcos, ganham força com as oficinas de dramaturgia, canto e percussão, contação de histórias, maquiagem artística, percussão corporal, improvisação, ofício de palhaço e acrobacias aéreas. Educação, literatura, história e seus respectivos profissionais também estão no foco das oficinas do FTC.

Especial
  • Acompanhe a cobertura do 16º Festival de Teatro de Curitiba
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página