Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/04/2007 - 08h44

Escritor norte-americano Kurt Vonnegut morre em Nova York

Publicidade

da France Presse, em Nova York

Kurt Vonnegut, escritor norte-americano que dedicou parte de sua obra à ficção científica, faleceu na terça-feira aos 84 anos. É o que informa a edição desta quinta-feira do jornal "New York Times".

Kurt Vonnegut morreu em Nova York em conseqüência de complicações nas lesões cerebrais provocadas por uma queda há várias semanas, explicou um amigo do autor, Morgan Entrekin.

Reuters
Kurt Vonnegut, escritor norte-americano que dedicou parte de sua obra à ficção científica
Kurt Vonnegut, escritor norte-americano que dedicou parte de sua obra à ficção científica
Prisioneiro durante a Segunda Guerra Mundial depois de ser capturado pelos alemães, em 1945, Kurt Vonnegut relatou em uma de suas obras-primas, "Matadouro 5", a experiência no terrível bombardeio de Dresden.

Nascido em Indiana em 11 de novembro de 1922, Vonnegut foi capturado durante a batalha das Ardenas.

Confinado em uma galeria de Dresden que servia de matadouro na época do bombardeio aliado, foi um dos sobreviventes do grupo de sete prisioneiros americanos.

Sua obra inspirada neste acontecimento, com o título original de "Slaughterhouse-Five" e publicada em 1969, época da guerra do Vietnã, proporcionou um sucesso imediato ao escritor.

Também escreveu uma dezena de romances, muitos dedicados a denúncias contra as guerras e ditaduras. Entre seus livros publicados no Brasil estão "Um Homem Sem Pátria", "Destinos Piores que a Morte", "Hocus-Pocus" e "Timequake - Tremor de Tempo".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Kurt Vonnegut
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página