Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2007 - 16h02

Poeta peruana recebe prêmio Rainha Sofia na Espanha

Publicidade

da Ansa, em Madri

A poeta peruana Blanca Varela recebeu hoje o prêmio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana. Oferecida pelo Patrimônio Nacional e Universidade de Salamanca, a premiação reconhece "o conjunto da obra de um autor vivo que, por seu valor literário, constitui um aporte relevante ao patrimônio cultural comum ibero-americano e da Espanha".

Efe
Blanca Varela é peruana e recebeu hoje o prêmio Rainha Sofia
Blanca Varela é peruana e recebeu hoje o prêmio Rainha Sofia
O valor do prêmio é de mais de 40 mil euros (mais de R$ 100 mil). Blanca é muito conhecida na Espanha e foi a primeira mulher a receber o Prêmio Internacional de Poesia da Cidade de Granada Federico Garcia Lorca, em outubro de 2006.

Concorreram ao Rainha Sofia 71 poetas de língua espanhola. Todos eles foram inscritos por instituições acadêmicas e culturais da Espanha, de Portugal, da América Latina e dos Estados Unidos.

Em outras edições o prêmio foi concedido a poetas como os chilenos Gonzalo Rojas e Nicanor Parra, o brasileiro João Cabral de Melo Neto, o colombiano Álvaro Mutis, o uruguaio Mario Benedetti e o argentino Juan Gelman.

O vencedor da edição anterior foi o português José Saramago, ganhador do prêmio Nobel de Literatura. Saramago, 85, mora em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, de domínio espanhol.

Leia mais
  • Saramago diz que escreve por não ter "nada melhor para fazer"
  • Publifolha lança livro sobre obra de João Cabral de Melo Neto
  • Poeta espanhol Antonio Gamoneda recebe o Prêmio Cervantes
  • Projeto pretende mapear literatura marginal produzida em SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Poesia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página