Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2007 - 16h55

Documentário sobre caso Litvinenko entra na programação de Cannes

Publicidade

da France Presse

Um documentário sobre Alexander Litvinenko, ex-espião russo assassinado em Londres com uma substância radioativa, foi acrescentado ao programa da mostra oficial do 60º Festival de Cannes. O filme será exibido sábado (26) e está fora da competição oficial, de acordo com os organizadores do evento.

10.mai.2002/AP
O ex-espião morreu em Londres
O ex-espião morreu em Londres
"A Rebelião: O Caso Litvinenko" foi dirigido por Andrei Nekrasov, 48 anos, amigo de Litvinenko, que filmou durante dois anos o ex-agente, que morreu em 23 de novembro do ano passado em Londres aos 43 anos.

Documentarista formado no Instituto Nacional para o Teatro e Cinema de Leningrado, Andrei Nekrasov teve um curta-metragem, "Springing Lenin", selecionado para a Quinzena dos Realizadores de Cannes em 1993.

O cineasta inclui em seu documentário vários depoimentos de pessoas próximas, incluindo ex-agentes secretos russos, sobre a morte de Litvinenko.

Opositor do presidente russo Vladimir Putin, Litvinenko foi envenenado com a substância radioativa polônio 210. A família e os amigos do ex-agente acusam o Kremlin pelo crime. O Reino Unido exigiu da Rússia a extradição de Andrei Lugovoi, indiciado pelo caso.

A viúva do ex-agente, Marina Litvinenko, que escreveu um livro sobre o marido, concederá uma entrevista coletiva em Cannes no sábado (26).

O documentário também aborda episódios polêmicos da história recente russa, como a série de atentados cometidos contra edifícios em 1999, que deixaram quase 300 mortos.

Leia mais
  • Livro póstumo de jornalista assassinada é lançado na Rússia
  • Reino Unido prepara extradição de russo acusado de matar espião

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Alexander Litvinenko
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página