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24/05/2007 - 18h04

Leia íntegra do chat com jornalista do Guia sobre a "invasão" dos blockbusters

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da Folha Online

Bem-vindo ao Bate-papo com Convidados do UOL. Converse agora com Sandro Macedo, jornalista do Guia da Folha, sobre a invasão dos blockbusters nas salas de cinema do país. Para enviar sua pergunta, selecione o nome do convidado no menu de participantes. É o primeiro da lista.

(04:55:49) Sandro Macedo: Boa tarde Geovanna

(05:00:18) Sandro Macedo: Boa tarde para todos. Agradeço o convite para participar deste bate-papo e vamos trocar idéias sobre os superlançamentos de 2007, que já começou em maio com "Homem-Aranha 3" e "Piratas do Caribe - No Fim do Mundo", que estréia amanhã.

(05:02:05) camila fala para Sandro Macedo: oi Sandro, tudo bem? pq essa "predileção" por blockbusters nas salas? questão de gosto ou só financeira mesmo?

(05:03:11) Sandro Macedo: Camila: financeira mesmo. Se o cinema francês dominasse o mercado internacional veríamos filmes de Claude Chabrol ou Eric Rohmer em todos os multiplexes.

(05:04:01) gabriela fala para Sandro Macedo: o que você achou de Homem Aranha 3? Como fã da série, gostei, mas alguns críticos acharam o filme fraco.

(05:04:53) Sandro Macedo: Gabriela: Achei apenas razoável. É o pior dos três, na minha opinião. Mesmo os efeitos não são tão arrebatadores.

(05:05:27) camila fala para Sandro Macedo: quais outros filmões vão pintar por aqui este ano?

(05:07:28) Sandro Macedo: Camila: Entre as grandes estréias teremos "Shrek Terceiro", em 15/6, "Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado", em 29/6, "Harry Potter e a Ordem da Fênix", em 13/7, e "13 Homens e um Novo Segredo", em 31/8, só para citar alguns. Além, é claro, de "Piratas 3", que estréia amanhã.

(05:07:32) camila fala para Sandro Macedo: o que esperar de Piratas 3?? vc já assistiu?? o que achou! estou tãaao ansiosa!

(05:08:42) Sandro Macedo: Camila: Achei melhor do que o segundo, que é muito confuso e um pouco sem graça. Mas acho o primeiro o melhor dos três.

(05:09:03) Eduardo fala para Sandro Macedo: E qual sua opinião a respeito? Seu discurso é contra a massificação ou o que é popular tem que ser visto mesmo?

(05:11:29) Sandro Macedo: Eduardo, gostaria que houvesse uma distribuição mais justa dos filmes nas salas de exibição. Não temos 10% do número de salas dos EUA. Portanto, não deveríamos ocupar mais da metade do nosso mercado exibidor com dois ou três títulos. Vários filmes bons não tem a chance de chegar ao mercado exibidor. Por isso as Mostras de cinema, como a de São Paulo e do Rio, fazem tanto sucesso.

(05:11:38) pedro fala para Sandro Macedo: e ai, beleza, sandro? andam dizendo q "quarteto fantástico" vai ser um fracasso, vc concorda?

(05:13:17) Sandro Macedo: Pedro, o primeiro "Quarteto", que cinematograficamente não é dos melhores, foi muito bem de bilheteria, e sem o orçamento de Homem-Aranha, por exemplo. Para o segundo, acho que eles escolheram o personagem certo para continuar bem junto ao público, o Surfista Prateado. Não creio que será fracasso. Mas temos que esperar.

(05:13:18) Eduardo fala para Sandro Macedo: Todos os filmes agora PRECISAM sair em trilogia?

(05:14:46) Sandro Macedo: Eduardo, alguns "nascem" como trilogia, como "Senhor dos Anéis", mas a maioria mesmo só vira trilogia se tiver boas bilheterias. Ninguém imaginava que "Piratas do Caribe" seria trilogia quando o primeiro foi lançado, por exemplo.

(05:14:51) Pedro fala para Sandro Macedo: e sobre o filme Borat, veremos alguma sequência?

(05:16:15) Sandro Macedo: Pedro, não tenho informação sobre uma seqüência de Borat. Mas o Sacha Baron Cohen, criador do personagem, já tem outro projeto em andamento com idéia semelhante... e novo personagem.

(05:16:19) gabriela fala para Sandro Macedo: Por que os filmes têm de ser superproduções para fazer sucesso? São poucos os filmes independentes, de baixo custo, que conseguem grande alcance, não?

(05:17:08) Sandro Macedo: Gabriela, são poucos, mas existem. "Sin City", por exemplo, foi filmado com pouco dinheiro. Como deu lucro, já está com uma continuação engatilhada.

(05:17:31) Thiago J. fala para Sandro Macedo: Atuação de Depp em Piratas 3 faz jusà figura emblemática de Keith Richards quando ele aparece no filme?

(05:18:32) Sandro Macedo: Thiago, a participação do Keith Ricards é curta, mas marcante. Parece mesmo que o pirata Jack Sparrow é filho dele. E ele ainda dedilha um violão.

(05:18:44) Cinéfilo fala para Sandro Macedo: Você acha que a entrada de blockbusters no país, leva os produtores nacionais a querer imitar os americanos e deixar de lado o cinema de arte?

(05:21:30) Sandro Macedo: Cinéfilo, acho que a produção brasileira tem espaço para esses dois tipos de filme. Mas, em muitos casos, é mais difícil encontrar quem invista dinheiro no filme de arte. Mas se é para ir ao cinema ver uma comédia boba e inconseqüente, prefiro que seja uma nacional do que uma importada.

(05:21:39) Cinéfilo fala para Sandro Macedo: Porque os blockbusters têm perdido tanto espeaço no Oscar? Você acha isso bom ou ruim?

(05:22:57) Sandro Macedo: Cinéfilo, Oscar é como campeonato de futebol, cada ano é uma história nova. "Senhor dos Anéis 3" levou 11 Oscars há pouco tempo. O problema é que esse tipo de filme, o blockbuster, não é feito pensando em valorização artística, apenas no lucro.

(05:23:14) Thiago J. fala para Sandro Macedo: É sabido que Leonardo DiCaprio também tentou o papel de Peter Parker, pelo retrospecto filmográfico de DiCaprio não dá pra achar que ele seria um Peter Parker com maior apelo comercial e mais marcante?

(05:25:33) Sandro Macedo: Thiago J., DiCaprio foi um dos nomes cotados para Peter Parker, assim como vários outros. Mas aqui vale o personagem, não o ator. Veja que, entre os vilões, não há atores de apelo comercial. Fizeram o contrário de Batman, que apostava nos vilões, como Jack Nicholson e Jim Carrey.

(05:25:45) Cinéfilo fala para Sandro Macedo: Você acha que todos os blockbusters podem ter algum ponto fraco em comum? Qual?

(05:26:42) Sandro Macedo: Cinéfilo, se eu descobrir um ponto fraco em comum entre todos os blockbusters, me mudo para Hollywood.

(05:26:46) Lucie fala para Sandro Macedo: Na sua opinião, o marketing exagerado (dezenas de trailers e teaser para o mesmo filme) não pode prejudicar a bilheteria de um blockbuster? Ou, pelo contrário, só faz aumentar a ansiedade desse público?

(05:27:30) Sandro Macedo: Lucie, eles apostam nestas ferramentas para levar o maior número de pessoas ao cinema no menor espaço de tempo possível. É mais lucrativo do que esperar um boca-a-boca, que pode ser desfavorável.

(05:27:39) Cinéfilo fala para Sandro Macedo: Você acha que um ator muito marcado por blockbusters é prejudicado em Hollywood?

(05:29:45) Sandro Macedo: Cinéfilo, não necessariamente. O que Hollywood mais deseja é associar atores com sucessos de público. E sobre carreira artística, pegue o Leonardo DiCaprio como exemplo. Ele fez "Titanic", o maior blockbuster de todos os tempos, mas depois já foi indicado para o Oscar e se associou a Martin Scorsese, um dos diretores americanos mais respeitáveis do cinema.

(05:29:57) daniel_cinema fala para Sandro Macedo: qual o significado de blockbusters gente?

(05:32:04) Sandro Macedo: Daniel_Cinema, a tradução do termo é algo como "arrasa-quarteirão", e é utilizado para aqueles filmes que estréiam em grande número de salas, provocando aquelas filas imensas, de dobrar o quarteirão. O que não é mais possível no shopping center.

(05:32:08) Cinéfilo fala para Sandro Macedo: Você acha que Rodrigo Santoro vai se sair bem atuando em grandes produções? Ou ficará apenas em papéis de coadjuvantes?

(05:33:27) Sandro Macedo: Cinéfilo, cada vez Hollywood procura mais astros de apelo internacional. A bilheteria fora do mercado americano pode muitas vezes salvar um filme. Rodrigo Santoro faz parte deste grupo que pode atrair platéias em praças latinas. Mas, por enquanto, não vejo Santoro no papel principal de uma superprodução.

(05:33:41) Anderson Pedron fala para Sandro Macedo: Devido ocuparem muitas salas.O cinema nacional e os outros filmes alternativos,ficam fora.Ou a melhor opção é lançarem eles nesse momento?Já que a pessoa vai ao cinema,ela pode acaber vendo um desses filmes,concorda?

(05:35:02) Sandro Macedo: Anderson, o importante é ter espaço para todos os filmes. Um filme "menor" pode, de fato, ser uma boa opção a um filme que ocupa mais de 100 salas.

(05:35:42) daniel_cinema fala para Sandro Macedo: Boa tarde Sandro, o que vc acha do novo reality show "On The Lot" conduzido por Steven Spielberg?

(05:36:30) Sandro Macedo: Daniel_Cinema, fico devendo essa. Ainda não vi nada sobre "On the Lot".

(05:36:47) tisu fala para Sandro Macedo: Você nao acha que alguns blockbusters do passado nao deveriam ser remasterizados e voltar as telas do cinema como é o caso do classico A hora do pesadelo, que ganhou um premio recetemente como melhor filme de horror dos ultimos tempos e poucos sabem que foi a estreia de Depp

(05:39:44) Sandro Macedo: Tisu, o que tem acontecido é que alguns filmes cultuados do passado estão ganhando novas versões. Halloween, por exemplo, deve ter uma nova versão para estrear ainda neste ano. Sobre "A Hora do Pesadelo", não se trata de um blockbuster. Foi um filme feito com baixo orçamento que fez muito sucesso no gênero. Mas nenhum filme da série passou de US$ 100 milhões no mercado americano, o que já não é tanto, dependendo de quanto custou o filme. "Piratas" e "Homem-Aranha 3", por exemplo, custaram mais de US$ 200 milhões.

(05:39:49) Cuca fala para Sandro Macedo: Há casos de uma anunciada trilogia acabar tendo quatro filmes devido ao seu grande sucesso?

(05:40:37) Sandro Macedo: Cuca, sim é possível. Tudo está relacionado ao lucro. Indiana Jones, por exemplo, está prestes a se tornar "quadrilogia".

(05:41:08) Luiza pergunta para Sandro Macedo: Sandro, o que você pensa acerca da atual polêmica carteirinhas de estudantes falsas?

(05:42:30) Sandro Macedo: Luiza, acho justo que façam um controle para tirar as falsas de circulação. Mas, por outro lado, acho que vários espetáculos deveriam ter o ingresso mais barato. Muita gente já cobra o dobro do valor pensando que só vão comprar ingresso de meia. Quem paga inteira acaba também pagando o pato.

(05:42:44) Paulo fala para Sandro Macedo: Você não acha que os Blockbusters fazem sucesso porque o cinema nacional, apesar de estar melhorando, é meio chato. Na minha opinião, é um samba de uma nota só. Tire os temas: violência, pobreza, nordeste e veja o que sobra. Sobra os filmes da Globo que, na verdade, são novelas de 2 horas. Enfim, qual a sua opinião?

(05:44:20) Sandro Macedo: Paulo, tem filmes chatos sim, mas tem muita coisa bacana sendo feita por aqui, mas de pouco alcance. Lá fora é a mesma coisa, para cada blockbuster que dá certo, tem mais de um que dá errado.

(05:44:46) fla fala para Sandro Macedo: o que vc achou da indicaçao do Tarantino em cannes?

(05:46:28) Sandro Macedo: Fla, na verdade, Tarantino não foi indicado. Cannes não é como o Oscar. O filme de Tarantino foi apenas selecionado. E como Tarantino já foi premiado por lá, com "Pulp Fiction", ele já "pula" o processo seletivo.

(05:47:09) diogo-toronto fala para Sandro Macedo: Quais as chances de um documentario longa-metragem produzido totalmente de forma independente seja distribuido no Brasil nos dias de hoje? Ha apelo aos documentarios ai no Brasil?

(05:48:50) Sandro Macedo: Diogo-Toronto, chances existem, como de qualquer outro filme independente de ficção. Basta que alguma exibidora se interesse em distribuí-lo. Para isso, esses filmes participam de festivais, onde tentam "aparecer" para o mercado, não só para o público.

(05:48:54) Paulo fala para Sandro Macedo: O que um filme como "Tapete Vermelho" precisa para fazer sucesso? Assisti o filme, gostei muito, mas soube que foi um fracasso de bilheteria. O problema é a divulgação?

(05:50:37) Sandro Macedo: Paulo, além do problema de divulgação, existe um pior, o de distribuição. Hoje, para garantir um bom número de salas, muitas produções brasileiras tentam se associar a uma distribuidora de peso, como Warner ou Sony. Sem eles, fica difícil entrar numa fatia maior do mercado, independentemente da qualidade do filme.

(05:50:38) Renan Albertini fala para Sandro Macedo: Sandro, como vai? a alguns anos, quando começou a se falar em "renascimento do cinema nacional", iniciou-se também um debate sobre os rumos que as produções deveriam tomar..daí assistimos episódios como o do Claudio Assis que se revoltou, se eu não me engano com o Babenco, dentre outros. Você acha que esta questão já está resolvida? o Brasil já definiu o rumo de sua produções, ficando de vez com os Blockbusters ou partindo para produções alternativas....

(05:53:05) Sandro Macedo: Renan, ainda há produções de todos os tipos sendo realizadas, desde filmes de pouco orçamento a produções mais caprichadas, como essas que contam com o apoio da Globo (Cidade dos Homens, A Grande Família). Acho que o caminho da produção ainda tem várias vias. Mas, insisto, precisa se criar algum mecanismo que melhore a distribuição de longas nacionais.

(05:53:22) Luiza pergunta para Sandro Macedo: Sandro, sobre Piratas do Caribe 3, tem tudo para ser o melhor da série?

(05:54:32) Sandro Macedo: Luiza, acho o primeiro o melhor da série. Mas achei o terceiro divertido, apesar da pouca lógica. Os efeitos continuam espetaculares e Johnny Depp continua engraçado.

(05:54:44) Anderson Pedron fala para Sandro Macedo: Qual é a quantidade de salas no país? Anda crescendo ou diminuindo?

(05:56:47) Sandro Macedo: Anderson Pedron, não tenho esse dado preciso. Estou mais ligado ao mercado de São Paulo. E, mesmo o de SP, o maior do país, não é tão grande comparando a outras grandes cidades. Depois de diminuir muito o número de salas nos anos 80, elas vêm gradativamente aumentando de volume como o evento dos multiplexes, normalmente instalados nos shoppings.

(05:56:55) sean fala para Sandro Macedo: sandro.. gostaria de saber como por exemplo em um fime piratas do caribe que são gastos 200 milhoes de dolares quanto que a companhia tem uma estima que vai ganhar com issu?

(05:58:24) Sandro Macedo: Sean, não existe um número preciso, mas ele não espera menos que o dobro. Mas entram na conta vários números, o mercado americano, o mercado internacional e, atualmente, o mercado de DVD, que se torna a cada ano uma mídia mais importante para o mercado.

(05:58:29) Renan Albertini fala para Sandro Macedo: Na sua opinião, por onde devemos começar? quais mecanismos são possíveis dentro deste cenário onde a produção estrangeira e milionária é prioridade para os exibidores?

(05:59:31) Sandro Macedo: Renan Albertini, em vários países da Europa existe uma reserva de mercado, que garante que as produções locais cheguem ao público. Isso deveria ser melhorado por aqui.

(05:59:34) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de todos os internautas. Até o próximo!

(05:59:58) Sandro Macedo: Obrigado a todos e espero particpar novamente do bate-papo em breve.

(06:00:01) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Sandro Macedo e de todos os internautas. Até o próximo!

 

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