Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/01/2001 - 08h53

"Tainá" estréia no Norte, Nordeste e Rio com histórica ecológica

Publicidade

da Folha Online

O filme "Tainá - Uma Aventura na Amazônia", de Tânia Lamarca e Sérgio Bloch, estréia nesta sexta-feira, dia 12, em 24 salas do Norte, Nordeste e Rio de Janeiro. O filme, um infanto-juvenil politica e ecologicamente correto, estará em São Paulo e no restante do país somente a partir de abril.

"Tainá" revela ao público a pequena atriz Eunice Baia, 10, escolhida para o filme entre 3.000 crianças de todo o país.

Eunice é descendente de índios e morava na Vila do Conde, um pequeno vilarejo carente de cerca de 20 mil habitantes próximo de Belém (PA). Lá, segundo ela própria, estudava em uma escola "fraquinha", em uma espécie de pré-primário.

Quando fez o filme, há dois anos, Eunice não sabia ler nem escrever. Atualmente, frequentando a escola, é a melhor aluna em matemática.

Na época do filme, quando tinha 8 anos, ela recebia instruções da equipe de produção e decorava suas falas e gestos.

"Tainá" estréia em Manaus (Amazonas), Salvador (Bahia), Aracaju (Sergipe) e Rio de Janeiro.

O filme

No filme, Tainá é uma heroína da floresta. Ela defende todos os animais, dos quais é amiga, e sai pela floresta amazônica abrindo todas as gaiolas e armadilhas que encontra e liberando todas as espécies.

Quando é descoberta, Tainá passa a ser perseguida, até que sai da cidade e conhece um garoto, com quem passa a conviver e ensinar a gostar dos animais e da floresta. O garoto, vivido por Caio Romei, tem medo dos animais e tem uma vida acostumada à cidade grande.

Jairo Mattos e Luiz Carlos Tourinho também estão no elenco do filme, que já ganhou o prêmio de Melhor Filme do Festival Rio BR, em outubro do ano passado, e foi exibido em Cannes em sessão especial para crianças.

Leia também:

  • Atriz do premiado "Tainá" fez filme sem saber ler nem escrever
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página