Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2001 - 04h41

Comunidade Napster dá músicas do Rock in Rio 3 para o mundo

Publicidade

LÚCIO RIBEIRO, da Folha de S.Paulo

O pomposo slogan "Por um mundo melhor", criado para o Rock in Rio, começa a fazer sentido, mesmo que esse sentido seja o da pirataria.

Internautas de todo o planeta já correm felizes atrás dos melhores shows internacionais que aconteceram no último final de semana no megafestival, que já estão à disposição no Napster.

Foo Fighters e Oasis, o histórico show da banda americana Guns N" Roses e as músicas novas do REM estão sendo distribuídos na famosa comunidade de MP3, os arquivos de música para computador.

Com isso, já no próximo final de semana as badaladas apresentações do Rock in Rio 3 deverão estar sendo comercializadas, na forma de CDs "caseiros", nas ruas de cidades como Tóquio, nas feiras de Londres e nas lojas de rock em Amsterdã.

Grande parte dos registros ao vivo que correm a Terra, levando o som do Palco Mundo do Rock in Rio 3, foram tirados direto das transmissões de TV (Multishow, DirecTV) e de rádio (Jovem Pan FM).

Primeira mão

O Napster, portanto, entrega em primeira mão aos fãs de Guns N" Roses e REM as músicas que constarão dos aguardados futuros álbuns dos dois importantes grupos americanos, "Chinese Democracy" e "Reveal", respectivamente.

Da banda da estrela Axl Rose pode-se ter acesso a "Madagascar" e à faixa-título do próximo disco, duas novidades muito celebradas pelos admiradores do grupo, já que o Guns N" Roses não dá as caras em disco de inéditas há sete anos.

Do incensado show do REM é possível destacar a balada "She Just Wants to Be" e a algo pesada "The Lifting", que Michael Stipe, mal sabia ele, afirmou antes de iniciá-las que o público do Rio ia conhecê-las em primeira mão. De certa forma.

Ambas as músicas estão ainda no site www.rem-fan.com, não-oficial, disponíveis para download no formato Realplayer.

A Folha conversou, pelo serviço de mensagem do Napster, com dois membros da comunidade dos arquivos MP3.

A poderosa canção "Breakout", que abriu o show do Foo Fighters, de Dave Grohl, foi baixada direto do computador de Elizabeth Lutley, estudante de 17 anos, que mora em Londres.

"Soube que as músicas do show do Foo Fighters estavam no Napster ontem, a informação foi divulgada pelo site da banda. Pelo som, parece que o show foi ótimo", disse Lutley, que afirma já ter ido a cinco concertos do grupo de Grohl.

"Li também sobre a festa de aniversário para o Dave em pleno palco. Queria ter estado lá", sonhou a garota, que ficou assustada quando a reportagem disse que o público presente no segundo dia do Rock in Rio foi de 190 mil pessoas.

Do computador de Borre Lovik, norueguês de 28 anos, morador de Oslo, foi buscada a versão do show carioca de "Sweet Child O" Mine", um dos pontos altos da bombástica apresentação do Guns N" Roses.

Lovik, que nem é tão fã de Axl Rose e turma, falou que leu sobre o show do Rio ontem, em um grupo de discussão de rock e ficou curioso. Baixou o concerto do Guns N" Roses inteirinho no Napster.

A "Sweet Child O" Mine" puxada do norueguês para o computador da reportagem da Folha vem com vinhetas da rádio Jovem Pan FM no começo e no meio da música.

Questionado se o sonoro "Jovem Pan" no meio da canção não o incomodava, Lovik afirmou que não.

"Nem sabia que era uma rádio brasileira. Fica até engraçado. Serve como
curiosidade."

Brasileiros

Foram procurados registros dos shows dos grupos brasileiros Ira!, Daniela Mercury, Pato Fu e da "famosa" apresentação de Carlinhos Brown, mas nada foi encontrado.

Como o Napster vasculha computadores apenas de quem está conectado, pode ser que essas músicas ainda apareçam na comunidade de MP3.
O Napster é encontrado na rede no endereço www.napster.com.

Leia mais notícias do Rock in Rio 3
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página