Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2001 - 11h03

Instituto Sundance e TV NHK premiam roteiros de filmes

Publicidade

da Reuters
nos EUA

O Instituto Sundance e a emissora japonesa NHK concederam ontem prêmio de US$ 10 mil para quatro roteiristas iniciantes. Os premiados receberam também a promessa de apoio para transformar seus roteiros em filmes.

Os vencedores do Prêmio Internacional de Cineastas Sundance Institute/NHK, entregue anualmente desde 1996, são dos Estados Unidos, Japão, Argentina e Holanda.

Além do dinheiro e da promessa de recursos para transformar seus roteiros em filmes, a NHK garante a venda dos direitos para a TV japonesa de qualquer filme feito com os roteiros.

Os vencedores também ganharam o compromisso da empresa japonesa Omega Project de vender outros direitos asiáticos dos filmes, exceto para a TV japonesa, e o vencedor latino-americano recebeu o compromisso da Wanda Vision e do Canal + Spain para comprar os direitos em língua espanhola.

Os vencedores deste ano foram o norte-americano Michael Burke pelo roteiro "The Mudge Boy", o argentino Daniel Burman por "Every Stewardess Goes to Heaven", a holandesa Fatima Jebli-Quazzani por "Halima's Paradise" e o japonês Hidenori Sugimori por "Woman of Water".

Muitos dos ganhadores de prêmios NHK International anteriores voltaram para ver seus filmes competir no festival de Sundance, o maior festival norte-americano do cinema independente, realizado anualmente em Park City, leste de Salt Lake City.

"Central do Brasil", de Walter Salles, que ganhou o Globo de Ouro de melhor filme em língua estrangeira em 1999, e "Smoke Signals", ganhador do prêmio da platéia do festival de Sundance em 1998 foram alguns dos roteiros que ganharam o prêmio Sundance Institute/NHK em edições anteriores.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página