BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS

iBrands
  Folha Online > Informática > Folha iBrands 2001
BUSCA
PERFIL DO INTERNAUTA BRASILEIRO
76% dos internautas fizeram
compras no último semestre


da Folha Online

Três a cada quatro internautas brasileiros fizeram compras nos últimos seis meses, segundo o iBrands, levantamento realizado pela Folha Online, pelo Datafolha e pelo iBest.

Esses usuários gastaram em média no período R$ 496, e um quarto do total fez compras de até R$ 50. O gasto médio das pessoas que acessam a internet em casa foi de R$ 530 no semestre passado.

O cartão de crédito é a forma mais utilizada (60%) para pagamento de compras on-line, seguido pelo boleto bancário (25%), pelos depósitos (9%) e pelos cheques (4%).

Entre os internautas que compram com cartão de crédito, 69% têm de 35 a 44 anos, 67% são da região Sudeste do país, 64% acessam a web diariamente e 62% são das classes A e B. Preferem o boleto, usuários da região Sul (40%) e os com idade entre 14 e 24 anos (28%).



Preço é fator decisivo
Para 28% dos que já fizeram compras pela internet, o preço é o principal fator na hora de escolher entre uma ou outra loja virtual. Achar o produto procurado conta para 23% dos internautas brasileiros.

Conhecer a empresa responsável pelo site conta para 19% dos usuários da web no Brasil. Entrega rápida (13%) e segurança (12%) também foram fatores citados pelos entrevistados.

A pesquisa sobre o perfil do internauta brasileiro é uma parceria entre o instituto Datafolha, a Folha Online e o iBest. A pesquisa foi realizada entre os dias 23, 24 e 27 de agosto de 2001. Foram ouvidas 11.201 pessoas, com mais de 14 anos, de 137 municípios do país. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos dentro de um intervalo de confiança de 95%.

Leia mais sobre a pesquisa Folha iBrands


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.