BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS

iBrands
  Folha Online > Informática > Folha iBrands 2001
BUSCA
PERFIL DO INTERNAUTA BRASILEIRO
Lentidão na conexão é principal queixa

da Folha Online

A lentidão é queixa de 26% dos internautas brasileiros. Segundo o iBrands, levantamento realizado pela Folha Online, pelo Datafolha e pelo iBest, outros 25% dos usuários acreditam que não falta nada à internet do país.

A falta de rapidez na conexão é citada principalmente pelos homens, destacando os que têm entre 25 e 34 anos, os mais escolarizados e os que têm maior renda mensal.

Em seguida, aparecem preocupações com o preço do acesso à web (14%), com o conteúdo da rede (13%), com a democratização do acesso (9%), com a segurança (4%), com a facilidade de navegação e com tecnologia e censura (3% cada).



Utilidade
Metade dos internautas brasileiros vê como principal utilidade da rede o acesso rápido a informações. Desses, 56% têm de 25 a 34 anos, 54% têm grau superior de instrução e 53% acessam a web do trabalho.

Outras utilidades citadas pelos entrevistados foram acesso a diversas formas de cultura (24%), comunicação interpessoal (22%) e compras sem sair de casa (5%).



Avaliação geral
Quatro a cada cinco internautas julgam ótima ou boa a web brasileira. A nota média da internet no país é 7,5. A expectativa é positiva para os próximos 12 meses: 75% acham que a rede vai melhorar.

Acham que a internet está pior do que esperavam os mais escolarizados (15%), os que têm maior renda familiar e individual (14%) e os moradores das regiões Norte e Centro-Oeste (14%).

A pesquisa sobre o perfil do internauta brasileiro é uma parceria entre o instituto Datafolha, a Folha Online e o iBest. A pesquisa foi realizada entre os dias 23, 24 e 27 de agosto de 2001. Foram ouvidas 11.201 pessoas, com mais de 14 anos, de 137 municípios do país. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos dentro de um intervalo de confiança de 95%.



Leia mais sobre a pesquisa Folha iBrands


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.