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19/05/2002 - 03h43

Primeira emissora feita para a internet está no ar

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da Folha de S.Paulo

Desde o início do mês, está no ar a allTV (www.alltv.com.br), primeira emissora de televisão brasileira feita para a internet. Tendo à frente o jornalista Alberto Luchetti Neto, ex-diretor do "Domingão do Faustão", a emissora, até o último dia 14, havia recebido cerca de 16 mil visitas -com mais de 4 milhões de page views (entradas nas diversas páginas do site). Interatividade é a palavra-chave.

"O internauta pode e deve interferir. Ele manda perguntas e muda o rumo do programa, se quiser", afirma Luchetti, que acompanha o tempo todo o chat que acontece simultaneamente à programação. Para ele, a vantagem dessa forma de interação é que, além de saber quantos internautas estão acessando o site, é possível conhecer opiniões e sugestões do público durante os programas. "O chat é o ibope com cérebro", diz.

Os internautas podem também entrar ao vivo se tiverem webcams. O público-alvo são os cerca de 23 milhões de internautas brasileiros. Destes, estima-se que 80% estão na faixa dos 14 aos 34 anos. "É uma TV feita por gente nova, com uma linguagem irreverente, legal", diz Luchetti. Seis casais se revezam a cada quatro horas na apresentação da TV, que tem três equipes de reportagem. A maioria não tinha nenhuma experiência em TV, e todos receberam um treinamento de duas semanas. "Aqui não tem roteiro preestabelecido, é tudo espontâneo. A gente pode falar palavrão, errar e dar risadas", diz Amanda Klein, 21, estudante de jornalismo e apresentadora. Christiano Cochrane, 30, filho da apresentadora Marília Gabriela, é o mais experiente do grupo, pois já trabalhou na Globo, no GNT e na Rede TV!. Apesar disso, ele admite ficar cansado depois de quatro horas ao vivo no ar. "É cansativo, mas desafiador. Quando os internautas interagem, a gente fica mais aliviado, porque eles nos ajudam a fazer perguntas aos entrevistados", diz Cochrane, que entrevistou a mãe na primeira semana no ar.

A programação é variada, e as atrações têm entre um e dez minutos de duração. Um dos destaques é o programa "Prime Time", no ar de segunda a sexta com apresentadores como o colunista da Folha Jairo Bauer, que fala às terças sobre jovens e comportamento, e a jornalista Ana Lee, no ar às quintas falando sobre artes e espetáculos.

Estrutura Montada em cinco meses, a estrutura da allTV custou até agora, segundo Luchetti, US$ 2 milhões (deverão ser gastos US$ 5 milhões até dezembro) e conta com três estúdios principais, embora todos os cômodos da casa onde funciona, no bairro do Paraíso, em São Paulo, estejam preparados para sediar transmissões.

Luchetti, que detém 51% do negócio, mantém segredo sobre quem bancou o investimento, preferindo dizer que foi "um grupo de empresários". Dez cotas de publicidade foram colocadas à venda, e a TV entrou no ar com sete delas vendidas. As dez cotas, de R$ 25 mil cada, cobririam o custo operacional por um ano.

Por enquanto, a programação da nova TV só pode ser vista pela internet, mas Luchetti tem planos de ir para a TV paga, sem, no entanto, mudar o estilo do canal. "Nós não vamos nos adaptar a outro formato", diz o diretor.

Na internet, a programação das últimas 48 horas fica disponível para o internauta. O acesso é gratuito. Para assistir à allTV, basta baixar os programas Windows Media e Macromedia Flash, disponíveis no próprio site.
(PALOMA VARÓN)
 

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