Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/08/2002 - 18h46

Descobertos novos vírus que usam o KaZaA para infectar PCs

Publicidade

da Folha Online

Duas novas pragas virtuais são as mais novas da internet a utilizarem a rede de troca de arquivos do soft KaZaA para contaminar PCs.

Descobertos pela McAfee, Enerkaz.A e Enerkaz.B se espalham através de arquivos compartilhados pelo KaZaa. Ao infectar o computador do internauta, ele cria uma subpasta no diretório do Windows chamada "Sys32" e, sob ela, coloca os arquivos turbo_forkaza.exe —no caso da versão A— ou spank_britney.exe—para a versão B.

Logo em seguida, o verme modifica a pasta compartilhada do KaZaA, apontando-a no registro do Windows para a nova pasta criada. Isso coloca os arquivos infectados à disposição de outros usuários do KaZaA, que podem baixá-los e executá-los, o que fecha o ciclo de infecção.

No entanto, segundo a McAfee, para que sua propagação ocorra é necessário que o programa esteja funcionando e que pelo menos 98 pastas com conteúdos diferentes estejam compartilhadas.

A empresa considerou baixo o risco representado pelos vírus Enerkaz, que ainda não teria se espalhado pelo Brasil. Mesmo assim, a recomendação é que os usuários do KaZaA atualizem seus antivírus para evitar a praga.

Vírus? Defenda-se deles com Dicas & Truques
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página