Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/09/2002 - 17h08

Jovens internautas são alvo de programadores de vírus

da Folha Online

Jovens internautas são os principais alvos de criadores de vírus, que têm explorado a popularidade da web entre esses usuários para infectar computadores dos menos cuidadosos.

Falsos protetores de tela de recém-lançados videogames vêm sendo cada vez mais utilizados como iscas por esses programadores, segundo a Panda Software, desenvolvedora de softs antivírus.

Muitas das armadilhas criadas por esses programadores maliciosos incluem falsos e atraentes downloads voltados para essa nova geração. As pragas virtuais W32/Kazoa e W32/Zoek, por exemplo, são dois entre os muitos vírus criados especialmente para os jovens internautas.

O Kazoa dissemina-se pelo programa de compartilhamento de arquivos Kazaa, utilizando nomes de jogos para PC, filmes ou arquivos de música populares.

Já o Zoek se espalha através do envio de mensagens com o assunto "Maxima Screensaver!", que induz o usuário a visitar uma suposta página onde poderia baixar protetores de tela gratuitamente. Quando o usuário entra no site, está contaminado.

A Panda Software sugere que a negligência pode custar caro. Por isso, alerta a fabricante, é muito importante ensinar práticas seguras de navegação para essa geração de internautas —rejeitar e-mails de estranhos, bem como arquivos em chats e evitar fazer downloads de fontes desconhecidas são algumas dicas.

Vírus? Defenda-se deles com Dicas & Truques
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página