Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/03/2003 - 13h35

Adam Osborne, inventor do primeiro PC portátil, morre aos 64 anos

da Folha Online

O inventor do primeiro computador portátil, Adam Osborne, encerrou na última quinta-feira (20), aos 64 anos, a batalha que travava há uma década com uma disfunção orgânica no cérebro, que lhe levara a uma série de pequenos derrames.

Divulgação
Osborne, pai do PC portátil
Osborne nasceu na Tailândia, filhos de pais britânicos exilados, e viveu por muito tempo em Berkley, na Califórnia. O pai do computador portátil faleceu enquanto dormia, no vilarejo de Kodiakanal, no sul da Índia, segundo sua irmã Katya Douglas.

A popularidade de seu computador portátil --o Osborne 1-- de cerca de 10,5 quilos, lançado em 1981, o levou Osborne à criação da start-up Osborne Computer Corp. Graças a seus esforços para reduzir o custo dos computadores pela metade, sua empresa registrou as maiores taxas de crescimento da época, quando disputava o mercado com companhias como a pioneira Apple Computer.

Divulgação
Osborne 1, primeiro computador portátil, com 10,5 quilos


No primeiro ano de vida da companhia, Osborne vendeu US$ 5,8 milhões em Osborne 1. No final de 1982, esse número chegou a US$ 68,8 milhões, ou cerca de 10 mil unidades dos computador portátil.

Apenas dois anos após a abertura da empresa, porém, Osborne deu por certa uma segunda geração de seu portátil meses antes que ela realmente estivesse pronta para ser lançada. Com isso, a venda do modelo antigo praticamente parou, levando a Osborne Computer à falência.

Osborne casou-se e separou-se duas vezes. O inventor do computador portátil deixou três filhos Marc, Paul and Alexandra Osborne, todos de seu primeiro casamento, com Cynthia Geddes. Sua segunda esposa, Barbara Burdick, também continua viva.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página