Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/05/2003 - 10h41

Vírus de computador Klez é o mais ativo pelo 15º mês consecutivo

Publicidade

da Folha Online

O vírus de computador Klez liderou o ranking das pragas mais ativas em abril, pelo 15º mês consecutivo, segundo a lista da empresa britânica de antivírus Sophos.

Enquanto o Klez não perde a força, uma praga chamada Datemake apareceu pela primeira vez na lista dos dez principais vírus da Sophos.

Esse vírus é o que se conhece como "discador", pois é programado para fazer ligações para serviços cobrados, normalmente aqueles que dão acesso à conteúdo adulto.

Chris Belthoff, gerente de marketing da Sophos, disse que as empresas devem assegurar suas redes para evitar surpresas na conta telefônica ao final do mês, além do constrangimento que eventuais ligações para esses serviços possam causar.

Segundo a Sophos, em abril surgiram 475 novas pragas virtuais. Além disso, hoax (boatos que circulam pela internet) como o WTC Survivor continuam circulando pelas redes corporativas.

"O boato do sobrevivente do WTC continua circulando por todo o mundo. Recentemente, um jornal árabe alertou seus leitores, com base nesse hoax, para a possibilidade de ataques", disse Belthoff.

Ranking

Além do Klez-H, que liderou a lista dos vírus mais ativos em abril, com 12,7% das infecções, aparecem na lista da Sophos o Lovgate (4,9%), Bugbear (4,3%) e Sobig (3,3%).

Na quinta colocação apareceram, empatados com 2,9% das infecções, as pragas Elkern-C, Yaha-E e Yaha-K (ambas variantes do vírus com mesmo nome). O vírus NoClose foi responsável por 2,1% das infecções, o Flcss por 1,9% e o Datemake, que apareceu na lista pela primeira vez, por 1,6%.

Outros vírus descobertos pela Sophos foram responsáveis por 60,5% das infecções detectadas em abril.

Especial
  • Defenda-se dos vírus com Dicas & Truques
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página