Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2003 - 10h36

Universidade no Canadá terá curso para a criação de vírus de PC

da Folha Online

Uma disciplina universitária no Canadá vai ensinar seus alunos a desenvolverem pragas virtuais. Batizada de "Computer Viruses and Malware", ela terá início no próximo semestre e já enfrenta a fúria de membros da indústria, que acreditam que as aulas serão um incentivo para os autores de vírus de computador.

Ministrado na Universidade de Calgary, como parte do currículo do curso de Ciências da Computação, a disciplina foca no desenvolvimento de softs de código malicioso, como vírus e cavalos de Tróia, que são responsáveis por prejuízos anuais de bilhões de dólares em todo o mundo.

A idéia por trás das aulas é que o fato de ensinar os jovens a escreverem vírus lhes dará mais conhecimento também para conseguir parar a disseminação de pragas virtuais. As aulas ainda abordarão questões jurídicas, éticas e de segurança envolvidas na computação.

John Aycock, professor da disciplina, ligou suas aulas a pesquisas médicas. Segundo ele, é como a busca por cura de doenças: antes de desenvolvê-la, é necessário entender perfeitamente o comportamento de um vírus e a forma como ele se espalha. "O combate a vírus de computadores não seria diferente", defende Aycock, em entrevista ao site de notícias Vnunet.

Oposição

Por outro lado, Graham Cluley, consultor de tecnologia da empresa de antivírus Sophos, vê o curso como uma má idéia.

"Será que temos que ensinar as crianças a roubarem carros caso queiram se tornar policiais um dia?", questiona. Para Cluley, saber como criar vírus não traz nenhum benefício. Ao contrário, pode conduzir a perigos muito maiores.

Cluley ainda levanta outra dúvida: "a universidade será legal e financeiramente responsável por eventuais disseminações de pragas criadas em sua disciplina"?
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página