Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/07/2003 - 11h45

Censurada na França, exposição de fotos de palestinos está na web

da Folha Online

A exposição "Palestina, de um mundo a outro", sumariamente censurada em maio de 2003 pela prefeitura de Lille (França), está no Fotosite --site brasileiro especializado em fotografia.

Composta por trabalhos de quatro fotógrafos --Pierre Devin, Fabiana Figueiredo, John Tordai e Rula Halawani-- com suas diferentes visões sobre a realidade do povo palestino, a exposição foi vetada na França porque autoridades locais julgaram que elas "mostram imagens que legitimam ações terroristas", e que, portanto, não poderiam ser exibidas na cidade.

Pierre Devin, em texto sobre o episódio, colocou que as imagens nada têm a ver com o ato de incitar a violência, apenas mostram a realidade local tal como ela é, sem maquiar as cenas.

Ao todo foram censuradas 23 imagens, 4 textos e 14 legendas da mostra, que foi produzida pelo Centro Regional da Fotografia Nord - Pas de Calais", e que seria exibida no hall da prefeitura de Lille durante o festival "Transphotographiques 2003". A exposição acabou sendo cancelada.

Considerando o direito de liberdade de expressão, o Fotosite decidiu apresentar as imagens e textos da exposição aos internautas de todo o mundo --o especial está em português, francês e inglês.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página