Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2003 - 14h31

Microsoft se prepara para enfrentar ataque programado pelo Lovsan

Publicidade

da Folha Online

A Microsoft se prepara para enfrentar o ataque programado pelo vírus virtual Lovsan contra seu site de atualizações para o Windows.

A praga continua se espalhando com perigo pela internet, e já infectou 9.973 computadores em todo o mundo, segundo o site da empresa de antivírus Trend Micro.

Estatísticas da companhia de segurança mostram que os países mais infectados são os Estados Unidos (5.719), Japão (657) e Coréia (607), mas especialistas alertam que os brasileiros também devem se prevenir. Para evitar dores de cabeça, é recomendável baixar e executar o arquivo que corrige a falha do Windows, além de atualizar os programas antivírus.

As principais empresas de antivírus, como a Panda Software, Symantec, McAfee e Trend Micro já têm vacina contra a praga virtual, também conhecida por Lovesan, MSBlaster ou Poza.

Anti-Microsoft

O Lovsan se aproveita de uma falha do sistema operacional Windows corrigida pela Microsoft no dia 16 de julho.

Começando neste sábado (16), cada computador contaminado pela praga eletrônica começará a enviar pacotes de dados diversas vezes por segundo para o site da Microsoft para tentar derrubá-lo.

O alvo é o www.windowsupdate.com usado pela Microsoft para distribuir atualizações de seu sistema operacional Windows, que aciona a maioria esmagadora dos computadores do mundo.

A unidade européia da Microsoft afirmou em comunicado que a companhia está acompanhando de perto o problema e vai "fornecer informações atualizadas e medidas a serem realizadas pelos usuários assim que estiverem disponíveis".

Lovsan

O vírus tem uma mensagem para o presidente e fundador da Microsoft, Bill Gates, escondida em seu código: "Eu só queria dizer TE AMO SAN!! Billy Gates por que você torna isso possível? Pare de fazer dinheiro e conserte seu software!!"

O Lovsan não é uma praga virtual comum, pois não se espalha via e-mail e pode se disseminar pela própria conexão de internet da vítima.

Segundo a Symantec, outra empresa do mercado de programas de proteção de computadores, este vírus se espalha rápido porque não é um anexo de e-mail que precisa ser clicado para ser ativado. Basta baixá-lo para que a máquina esteja contaminada.

O Lovsan está se disseminando pela internet desde segunda-feira (11). Ontem, especialistas em segurança na Europa informaram que a praga, que ataca computadores acionados pelo Windows XP, Windows 2000, Windows NT e Server 2003, continua atacando máquinas, ainda que em ritmo mais lento.

A Microsoft disse que o Lovsan pode fazer computadores infectados travarem, mas sem prejudicar os dados gravados.

Especial
  • Defenda-se dos vírus com Dicas & Truques
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página