Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2003 - 16h00

Gartner eleva previsão de alta do mercado mundial de PCs em 2003

Publicidade

da Folha Online

A empresa de pesquisas de mercado Gartner revisou para cima sua previsão de alta nas vendas mundiais de PCs em 2003. Segundo as estimativas da companhia, o setor entregará 161,3 milhões de computadores este ano, contra 148,1 milhões de máquinas vendidas em 2002.

O crescimento no número de equipamentos vendidos, maior do que o previsto anteriormente pelo Gartner, é resultado do ajuste no método de medição do instituto, que agora considera os computadores montados e vendidos por empresas de menor porte, explica Kiyomi Yamada, analista do Gartner.

Números revisados

A empresa de pesquisas revisou os números para pelo menos os últimos seis anos depois que descobriu a discrepância entre as vendas de componentes, como processadores, e o número de computadores entregues. A diferença indicou um número que anteriormente não considerava os micros montados --sem marca--, de acordo com Yamada.

Esse mercado, tanto dentro quanto fora dos Estados Unidos, é relativamente grande e vem ganhando força nos últimos tempos. Mas, por causa do tamanho das empresas que vendem esses computadores --normalmente muito pequenas--, vem sendo difícil determinar o número exato de PCs comercializados.

Os novos números revelados pela Gartner acrescentam 16 milhões de unidades às vendas de 2002 e prevêem a venda de mais 22 milhões em 2003. Anteriormente, a empresa de pesquisas disse que as vendas desse mercado em 2002 totalizaram 132 milhões de unidades, e previu que o número de equipamentos vendidos este ano ficaria entre 136,9 milhões e 138,7 milhões.

As novas previsões do Gartner fazem de 2002 o melhor ano nos últimos tempos, batendo os 146,2 milhões de PCs vendidos em 2000 em cerca de 2 milhões de unidades. O mercado encolheu para 141,5 milhões de unidades em 2001, segundo os números revisados do Gartner.

Apesar disso

Embora o mercado de PCs deva registrar melhores resultados em 2003 do que no ano passado, ainda falta muito para alcançar os índices de crescimento de dois dígitos obtidos nos últimos anos. A previsão do Gartner, que sugere uma alta de 8,9% para o ano, é apenas um pouco maior que a expectativa anterior --alta de 7,2%.

O Gartner atribuiu o aumento às vendas melhores que as esperadas durante o segundo trimestre deste ano, disse Yamada.

Segundo o instituto de pesquisas, uma recuperação do crescimento ainda depende da economia mundial e dos consequentes aumentos nos investimentos corporativos em tecnologia.

"Se a economia melhorar no final deste ano, certamente veremos uma recuperação do setor", disse Yamada. "Mas é mais provável que o mercado de PCs comece a se recuperar no começo de 2004."

Especial
  • Veja a cobertura completa do Comdex 2003
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página