Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2003 - 13h33

Sala de realidade virtual mostra uso corporativo de soluções 3D

Publicidade

da Folha Online

Um ambiente de realidade virtual com sala de projeção 3D mostra aos visitantes do Comdex 2003 as aplicações corporativas para soluções tridimensionais.

A Itautec uniu em seu estande (rua H, 4) tecnologias da Absolut Technologies --desenvolvedora de aplicativos 3D e de realidade virtual-- ao InfoCluster, seu supercomputador desenvolvido em parceria com o LSI (Laboratório de Sistemas Integráveis) da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo).

O supercomputador exposto no Comdex é voltado para o processamento gráfico, de acordo com a Itautec. Até então, o equipamento era utilizado apenas para processamentos numéricos, principalmente em projetos científicos, como previsão do tempo, estudos sobre o genoma humano e aplicações de engenharia.

Edson Takinaga, responsável pelo projeto na Itautec, explica que o supercomputador pode ser utilizado em diversos setores da indústria. "Em uma sala de realidade virtual como esta, uma montadora de automóveis pode desenvolver o modelo de carro basicamente no computador, e então conferir quais seriam os seus resultados", exemplifica Takinaga.

"Da mesma forma, um arquiteto pode visitar um edifício virtual antes mesmo de iniciar o projeto."

Os visitantes poderão ver, entre outros produtos, o Synthagram, software que permite a visualização de imagens tridimensionais sem a necessidade de óculos especiais.

Especial
  • Veja a cobertura completa do Comdex 2003
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página