Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2003 - 11h27

Sobig.F lidera ranking das pragas que mais atacaram em agosto

Publicidade

da Folha Online

O ranking dos vírus mais ativos de agosto foi liderado exatamente por pragas virtuais criadas nesse mês. O Sobig.F venceu a batalha: foi responsável por 37,6% das infecções do mês. O Blaster.A, também conhecido como Lovsan, ficou em segundo lugar (18,8%), seguido por sua variante Nachi.A (5,5%) e pelo Mimail.A (5,3%), segundo a lista mensal da empresa britânica de antivírus Sophos.

A quinta colocação do ranking foi ocupada pelo Yaha.P, variante da popular praga Yaha. O vírus foi dono de 2,1% das contaminações em agosto.

Há 19 meses na lista mensal dos dez vírus mais ativos, o Klez.H foi responsável por 1,3% dos ataques em agosto. Atrás dele apareceram o Bugbear.B (1,1%) e o Yaha.E (0,8%).

O Dumaru.A, que também surgiu na internet em agosto, foi o nono vírus mais ativo do mês (0,6%), enquanto a versão original do Sobig ficou em décimo lugar (0,3%) na lista da Sophos.

"Agosto será lembrado como um os piores meses na história da segurança da informação. Uma série de novos vírus bombardearam os computadores em todo o mundo", disse Graham Cluley, consultor da Sophos. "As quatro pragas mais ativas do mês surgiram em agosto. Qualquer uma delas lideraria o ranking em meses comuns."

A Sophos descobriu 778 novos vírus em agosto.

Especial
  • Defenda-se dos vírus com Dicas & Truques
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página