Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2003 - 11h07

90% das crianças e adolescentes nos EUA usam PC, revela estudo

Publicidade

da Folha Online

Cerca de 90% das pessoas com idade entre cinco e 17 anos usam computador nos Estados Unidos, sendo que 59% delas também acessam a internet. Os números, em ambos os casos, são superiores aos índices registrados por adultos, de acordo com um estudo do Departamento de Educação do país.

Segundo a pesquisa, que visitou cerca de 56 mil residências desde 2001, 15% das crianças com cinco anos de idade usam a web.

Os dados fazem parte de uma análise do uso de computador e da internet por crianças e adolescentes iniciada em 2001.

John Bailey, responsável pela tecnologia educacional do departamento diz que as crianças são normalmente os primeiros a adotar a tecnologia. Segundo ele, elas estão crescendo com a tecnologia. Ou seja, não precisam simplesmente adotá-la, como acontece com os mais velhos. Estudantes estão liderando o uso da internet, revela Bailey.

O estudo aponta que 60% das crianças com dez anos de idade usam a internet. O número sobe para quase 80% entre os jovens de 16 anos.

Assim como os adultos

E, da mesma forma que os adultos, os jovens recorrem à internet por uma série de razões, mostra o estudo. Cerca de 75% deles usam a web para pesquisas escolares, enquanto mais de 50% acessam a rede para enviar e-mail, mensagens instantâneas ou jogar.

Diferenças

As meninas, que até pouco tempo atrás usavam o computador e a internet muito menos que os garotos, praticamente eliminaram essa diferença.

Mesmo assim, a pesquisa aponta diferenças entre os usuários on-line.

Aproximadamente 65% das crianças brancas usam a internet, contra menos de 50% dos negros com entre cinco e 17 anos de idade. O estudo aponta o acesso como a principal razão: 80% dos estudantes negros usam o computador na escola, por exemplo, mas só 41% deles têm acesso em casa.

No Brasil

Em setembro, o Ibope revelou que as crianças de seis a 11 anos navegaram em média 4 horas e 51 minutos, enquanto adolescentes de 12 a 17 anos passaram 13 horas e 14 minutos na frente do computador. A média de tempo gasto on-line no mês, considerando toda a população brasileira de internautas --cerca de 7,2 milhões de pessoas-- foi de 12 horas e 28 minutos.

Também segundo um estudo do Ibope/NetRatings, o jovem internauta brasileiro é o segundo maior usuário da web em todo o mundo. Em setembro, a população de 2,8 milhões de usuários domésticos com entre 12 e 24 anos de idade passou, em média, 14 horas e 26 minutos on-line, superando europeus e japoneses.

O número é inferior apenas ao tempo gasto on-line pelos norte-americanos (21 horas e 48 minutos). Porém, o Ibope/NetRatings não mede o tempo gasto com aplicativos de mensagens instantâneas e programas multimídia --cada vez mais populares entre internautas de todo o mundo--, e diz que até o final do ano os brasileiros pode encabeçar o ranking de maiores usuário mundiais da web. Já que o tempo gasto pelos norte-americanos contabiliza o uso desses softs.

A ferramenta para medir o tempo gasto on-line com esses aplicativos será implantada pelo Ibope no Brasil ainda este ano.

Leia mais
  • Número de domicílios com acesso à web cresce 23,5% no Brasil
  • Jovem no Brasil gasta 14h26min/mês na web, atrás apenas dos EUA
  • Brasileiro bate recorde de tempo de navegação na web em setembro
  • Brasileiros gastam em média R$ 302 cada na internet
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página