Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/01/2004 - 13h58

Praga MyDoom pode ser arma do mundo Linux contra a SCO

Publicidade

da Folha Online

Especialistas da empresa britânica de antivírus Sophos sugerem que o recém-descoberto vírus MyDoom, que vem se alastrando rapidamente pela internet, seja uma arma contra a SCO na guerra do Linux.

A praga organiza um ataque DoS (Denial of Service) contra o site da empresa, que recentemente moveu controversas ações jurídicas contra empresas da comunidade Linux.

Um ataque DoS bem-sucedido pode tirar do ar o site da SCO. Este é um dos ataques mais praticados por vândalos da internet. O objetivo desse tipo de ataque costuma ser tirar um site do ar, evitando que os internautas consigam acessá-lo. Para tanto, o servidor de um site é inundado de requisições de acesso, esgotando todos os recursos do sistema e causando um "congestionamento virtual".

Uma vez que infectou um computador, o MyDoom se espalha via e-mail. Os PCs infectados colaboram, sem o conhecimento do usuário, com o ataque contra o site da SCO, que estaria programado para acontecer entre os dias 1º e 12 de fevereiro, de acordo com a Sophos.

Histórico

Em maio de 2003, a SCO disse que uma série de versões do sistema operacional de código-fonte aberto Linux usava linhas de programação de sua propriedade. A empresa então começou a oferecer licenciamento para esses sistemas como uma forma dos usuários evitarem possíveis processos jurídicos.

Desenvolvedores, incluindo o líder Linus Torvalds, um dos pais do Linux, negaram que o sistema use qualquer código-fonte de propriedade intelectual da SCO.

A empresa lançou processos contra IBM, Red Hat e Novell, dando início a uma batalha entre ela e a comunidade Linux.

Leia mais
  • Praga MyDoom se espalha rapidamente pela internet
  • Vírus MyDoom caminha para ser um dos piores da história


    Especial
  • Defenda-se dos vírus com Dicas & Truques
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página