Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/01/2004 - 14h19

Vírus MyDoom caminha para ser um dos piores da história

Publicidade

da Folha Online

O vírus de computador MyDoom, descoberto nesta segunda-feira (26), já começou a se espalhar com perigo pela internet e caminha para se tornar um dos piores da história.

Segundo as estatísticas da empresa de antivírus MessageLabs, um em cada 41 e-mails que circulam pela web neste momento carregam o vírus, também conhecido como Novarg ou Mimail.R.

A empresa já barrou a praga mais de 577 mil vezes em clientes corporativos de 168 países. Os Estados Unidos é o mais afetado. Cerca de 60% dos ataques aconteceram no país. Depois aparecem o Canadá (9%) e a Austrália (6%).

A Central Command, outra empresa de segurança da informação, confirmou cerca de 3.800 infecções do MyDoom apenas 45 minutos depois da primeira detecção do vírus.

Comparação

Para efeito de comparação, o Sobig.F, considerado o pior vírus da história, infectou uma em cada 17 mensagens eletrônicas na ocasião de seu lançamento na rede, em agosto de 2003. Desde então, a praga afetou computadores em 207 países. Também de acordo com a MessageLabs, o vírus foi barrado mais de 1 milhão de vezes em suas primeiras 24 horas na web.

O vírus Klez, que até o surgimento do Sobig.F liderou o ranking de vírus mais ativos da internet, infectou 250 mil e-mails em suas primeiras 24 horas de atividade. E o ILoveYou, primeira praga a assustar internautas por sua capacidade de disseminação, em novembro de 2000, chegou a contaminar um a cada 28 e-mails em seu ápice.

Vale lembrar que os dados da MessageLabs referem-se especificamente aos servidores de e-mail de seus clientes. O que leva a concluir que o volume de infecções causadas por essas pragas é muito superior.

MyDoom

Diferentemente dos vírus de disseminação em massa, o MyDoom não tenta enganar suas vítimas com promessas de fotos pornográficas ou falsas mensagens. Ao invés disso, um dos textos usados pela praga traz o seguinte texto: "The message contains Unicode characters and has been sent as a binary attachment." Algo como "esta mensagem contém caracteres Unicode e por isso foi enviada como um anexo binário".

Por soar tão técnico, as pessoas acreditam tratar-se de algo legítimo, diz Steve Trilling, diretor de pesquisas da Symantec.

As linhas de texto e remetentes variam, mas incluem, entre outras, frases como "Mail Delivery System" e "Mail Transaction Failed". Os anexos possuem extensões .exe, .scr, .cmd ou .pif, e vêm compactados em arquivos ZIP.

Proteja-se

Empresas de antivírus como Sophos, Symantec, Trend Micro e McAfee, entre outras, já classificam a praga como de alto risco. Vacinas para o MyDoom estão disponíveis nos sites dessas empresas.

Leia mais
  • MyDoom pode ser arma do mundo Linux contra a SCO
  • Vírus MyDoom se espalha rapidamente pela internet


    Especial
  • Defenda-se dos vírus com Dicas & Truques
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página