Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/05/2004 - 11h53

Dados de usuários do Orkut vazam na internet

Publicidade

da Folha Online

O Orkut --site do Google para criar redes de relacionamentos-- pode estar vazando dados de seus usuários. Problema sério, pois a maioria dos internautas que fazem parte da comunidade insere em seu perfil diversos dados pessoais, desde gostos musicais até preferências sexuais.

Nem todos os dados podem ser vistos por todas as pessoas --na verdade, é o usuário quem determina quais dados podem ser exibidos nas páginas do Orkut. Mas Rolan Yang, um usuário de Nova Jersey (EUA), criou o "Orkut Personal Network GeoMapper".

O site permite que o internauta veja, geograficamente, as ligações entre ele e os colegas do Orkut. As linhas vermelhas representam as conexões com amigos, enquanto as linhas azuis representam os elos entre os amigos dos amigos.

O GeoMapper, por enquanto, funciona apenas para os usuários norte-americanos e não chega a representar um grave dano à privacidade dos usuários do Orkut. A questão é que nem todos os usuários autorizaram a exibição de seus endereços. Além disso, o site é público e pode ser visto por qualquer pessoa --independentemente de ela ser cadastrada no serviço.

Vazamento

De acordo com o site Google Blogoscoped, o episódio registra outra falha grave na segurança dos dados do Orkut. O GeoMapper só pôde ser desenvolvido pois um colega de Rolan Yang conseguiu uma cópia do banco de dados do site de relacionamentos.

Ainda não se sabe se os dados foram passados por alguém que trabalha no Orkut ou se o usuário simplesmente usou um programa que faz uma varredura no site e rouba os dados. Há indícios, entretanto, de que o Orkut bloqueou alguns programas que fazem a varredura de dados nas páginas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página