Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2005 - 10h53

27% dos usuários norte-americanos baixam arquivos da web

Publicidade

da Folha Online

Cerca de 27% dos internautas norte-americanos --porcentagem que representa 36 milhões de pessoas-- baixam arquivos de música ou vídeo da web. O número tem como base uma pesquisa do Pew Internet & American Life Project, que ouviu 1.421 internautas adultos dos EUA.

As músicas ficam na frente, já que 22% dos entrevistados disseram optar pelas canções, contra 5% que preferem os filmes. O recorde "musical" foi registrado em outubro de 2002, quando 32% dos usuários afirmaram baixar esse tipo de arquivo.

Em 50% dos casos, os usuários fogem dos meios tradicionais --sites P2P ou serviços virtuais pagos-- para fazer downloads.

Cerca de 19% dos internautas afirmam que fizeram download de toca-MP3 de conhecidos. Outros 28% baixam músicas e vídeos de e-mails ou comunicadores instantâneos, como ICQ e MSN Messenger. Entre as outras alternativas estão sites que não cobram pelo download e blogs.

Entre os entrevistados, 53% acham que as empresas das redes P2P --caso da Sharman Networks, que responde pelo Kazaa-- são responsáveis pela pirataria de filmes e músicas na internet.

O estudo também mostra que 57% dos usuários de conexões banda larga não acreditam que os esforços antipirataria do governo podem ajudar a combater esse problema. O relatório afirma que o valor é maior do que aquele referente aos usuários de conexões discadas, mas não especifica essa porcentagem.

Leia mais
  • Gravadoras britânicas vencem primeira batalha contra redes P2P
  • Funcionários do Kazaa detestam instalar o software P2P, diz relatório

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre download de arquivos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página