Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/04/2005 - 10h12

Número de ataques a servidores e sites chegou a 400 mil em 2004

Publicidade

da Folha Online

O número de invasões a servidores e sites chegou a 400 mil em 2004, um crescimento de 36% em relação ao ano anterior. A informação é da Zone-H, um grupo virtual que conta com internautas voluntários de todo o mundo para identificar ataques e investigar quem são seus responsáveis.

A prática mais comum identificada pela organização é conhecida como "defacement" --quando a página original é modificada e mostra uma mensagem maliciosa, geralmente com o nome do pirata ou grupo responsável pela invasão. Essa técnica respondeu por 392,5 mil dos incidentes do ano passado, diz a Zone-H.

"Essa tática é apenas mais uma opção para pessoas mal-intencionadas. Geralmente, a técnica que eles utilizam é a mesma de outros criminosos virtuais, que buscam causar danos ainda maiores", afirmou Roberto Preatoni, coordenador do grupo, segundo a BBC.

Cerca de 55% desses ataques são viabilizados por meio de vulnerabilidades ou erros na administração do sistema --o que inclui o uso de senhas que podem facilmente ser adivinhadas.

A época preferida dos piratas virtuais é o período do Natal, quando cresce a quantidade de invasões. Durante esse período, muitos adolescentes estão de férias, o que sugere que internautas nessa faixa etária respondem por diversos ataques, diz a pesquisa.

"Muitos fazem isso apenas para se divertir, enquanto outros entram em uma competição para ver quem ataca as páginas consideradas mais seguras. Uma minoria realiza alterações nos sites para divulgar alguma informação política", afirma o estudo citado pela BBC.

Leia mais
  • Criadores de vírus trabalham juntos para intensificar ataques virtuais

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página