Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/04/2005 - 11h37

Antes de lançamento, biografia de líder da Apple causa polêmica

Publicidade

da Folha Online

AP
Capa da biografia de Steve Jobs, ainda não publicada
Capa da biografia de Steve Jobs, ainda não publicada
Como forma de retaliação à publicação não-autorizada de um livro sobre o diretor-executivo Steve Jobs, a Apple deixou de vender em suas lojas livros de tecnologia da John Wiley & Sons.

Isso porque a editora publicará a biografia "iCon Steve Jobs: The Greatest Second Act in the History of Business" --cujo título ainda não tem tradução para o português-- em cerca de seis semanas.

A batalha para convencer a editora a desistir da publicação, afirma a Associated Press, é apenas mais uma entre muitas que visam evitar a divulgação de informações confidenciais sobre a Apple.

Segundo especialistas ouvidos pela agência de notícias, essa pode ser uma estratégia para aumentar a notoriedade da empresa e incentivar a venda do livro --em lojas que não sejam da Apple, é claro.

"Retirar os livros da John Wiley & Sons das prateleiras é uma atitude um tanto draconiana [severa, rigorosa]", afirmou Rob Frankel, consultor de marcas ouvido pela Associated Press.

Jeffrey Young, um dos autores do livro, disse que Jobs não deve temer as informações publicadas em "iCon". "É a história de sua ascensão como um inovador, e inclui detalhes de sua vida pessoal, como o divórcio e a luta contra o câncer."

"O livro é muito positivo e louvável. Estou um tanto confuso, porque jamais diria que seu conteúdo é escandaloso", continou.

Segundo o escritor, a editora enviou uma cópia dos manuscritos para a Apple há duas semanas, e a empresa "ordenou" o cancelamento da publicação. A companhia de Steve Jobs não comenta o caso.

"Esperamos que a Apple reavalie essa posição, porque trabalhamos muito para estabelecer uma boa relação com essa empresa. Sentimos por todos os autores [dos títulos não mais vendidos nas lojas da Apple] que perderão com essa situação, mas vamos publicar o livro", afirmou Lori Sayde, porta-voz da editora.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Novo sistema operacional da Apple tem cerca de 200 novas funções

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Steve Jobs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página