Publicidade
Publicidade
25/05/2005
-
12h33
JULIANA CARPANEZ
da Folha Online
Há dez anos, os brasileiros passaram a ter acesso à internet comercial --até então, esta ferramenta era utilizada principalmente no ambiente acadêmico. Desde 1995, formou-se no país um perfil de internauta com características regionais, que se mostrou bastante receptivo às novidades oferecidas pela web.
"A curva de absorção da internet está ligada à história recente do Brasil. Durante muitos anos, os brasileiros tiveram de sair do país para conhecer novas tecnologias. Por isso, eles aderiram rápido a essa ferramenta que dá acesso às novidades de todo o mundo", afirma Antonio Tavares, presidente da Abranet (Associação Brasileira dos Provedores de Acesso) e conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil.
A curiosidade criada em torno da rede fez com que os internautas brasileiros embarcassem em peso no universo virtual na segunda metade da década de 90. Para especialistas, essa forte adesão é uma característica comum entre os brasileiros --povo menos cauteloso do que o europeu, por exemplo, na hora de experimentar novidades.
Conforme ganharam intimidade com a internet, os usuários criaram páginas nacionais, com marca própria. "A internet brasileira é mais criativa e comunicativa do que em outros países", afirma Bob Wollheim, um dos brasileiros pioneiros nesta área, que montou a produtora Yes!Design em 1995. Hoje, Wollheim é responsável pelo FotoSite e a página de empreendedorismo EmpresaBrasil, entre outras iniciativas.
Recursos de comunicação, de fato, estão entre os mais populares da internet brasileira. Os internautas locais lideram a lista dos que mais usam comunicadores instantâneos, dominam o site de relacionamento Orkut e também os endereços para postagem de blogs e fotologs.
Wollheim classifica o número de internautas locais como "fantástico", se considerados os fatores econômicos e sociais do país --segundo o Ibope/NetRatings, cerca de 32 milhões de brasileiros têm acesso à internet. "Se tivéssemos as mesmas condições que os EUA, por exemplo, certamente seríamos o país líder no uso da internet", diz.
Leia mais
Rede vive nova "revolução" com micro mais barato e telecentros
Reduzir exclusão digital vira desafio para nova década da internet
Diversão, serviços e governo dominam presença na rede
Especial
Leia mais no especial sobre os 10 anos da internet comercial
Sites relacionados
Os 9 anos do UOL
Fascinado por inovação, brasileiro impulsiona 10 anos da web
Publicidade
da Folha Online
Há dez anos, os brasileiros passaram a ter acesso à internet comercial --até então, esta ferramenta era utilizada principalmente no ambiente acadêmico. Desde 1995, formou-se no país um perfil de internauta com características regionais, que se mostrou bastante receptivo às novidades oferecidas pela web.
"A curva de absorção da internet está ligada à história recente do Brasil. Durante muitos anos, os brasileiros tiveram de sair do país para conhecer novas tecnologias. Por isso, eles aderiram rápido a essa ferramenta que dá acesso às novidades de todo o mundo", afirma Antonio Tavares, presidente da Abranet (Associação Brasileira dos Provedores de Acesso) e conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil.
A curiosidade criada em torno da rede fez com que os internautas brasileiros embarcassem em peso no universo virtual na segunda metade da década de 90. Para especialistas, essa forte adesão é uma característica comum entre os brasileiros --povo menos cauteloso do que o europeu, por exemplo, na hora de experimentar novidades.
Conforme ganharam intimidade com a internet, os usuários criaram páginas nacionais, com marca própria. "A internet brasileira é mais criativa e comunicativa do que em outros países", afirma Bob Wollheim, um dos brasileiros pioneiros nesta área, que montou a produtora Yes!Design em 1995. Hoje, Wollheim é responsável pelo FotoSite e a página de empreendedorismo EmpresaBrasil, entre outras iniciativas.
Recursos de comunicação, de fato, estão entre os mais populares da internet brasileira. Os internautas locais lideram a lista dos que mais usam comunicadores instantâneos, dominam o site de relacionamento Orkut e também os endereços para postagem de blogs e fotologs.
Wollheim classifica o número de internautas locais como "fantástico", se considerados os fatores econômicos e sociais do país --segundo o Ibope/NetRatings, cerca de 32 milhões de brasileiros têm acesso à internet. "Se tivéssemos as mesmas condições que os EUA, por exemplo, certamente seríamos o país líder no uso da internet", diz.
Leia mais
Especial
Sites relacionados
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Novo acelerador de partículas brasileiro deve ficar pronto até 2018
- Robôs que fazem sexo ficam mais reais e até já respondem a carícias
- Maratona hacker da ONU premia app que conecta médico a pacientes do SUS
- Confira lista de feeds do site da Folha
- Facebook e Google colaboram para combater notícias falsas na França
+ Comentadas