Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/05/2005 - 13h06

Reduzir exclusão digital vira desafio para nova década da internet

Publicidade

JULIANA CARPANEZ
da Folha Online

Após a popularização da internet durante sua primeira década de uso comercial no Brasil, o país encara o desafio de expandir o uso dessa tecnologia --restrita a 17,5% da população.

Apesar de esse número ainda ser baixo, a ferramenta oferecida comercialmente a partir de maio de 1995 já é conhecida por grande parte dos brasileiros. Não há como ignorar a abreviação do termo "world wide web", a palavra e-mail e o símbolo "@" --eles também fazem parte do cotidiano dos excluídos digitais, pois estão presentes em embalagens de produtos e são citados na televisão.

Com a entrada das classes C e D no universo digital, é possível que a internet, hoje acessada principalmente pelas classes A e B, sofra transformações. A volta ao acesso discado dificulta o uso de ferramentas desenvolvidas para internautas com conexões de banda larga. De acordo com o Ibope//NetRatings, 5,3 milhões de usuários residenciais brasileiros têm esse tipo de acesso rápido.

É possível que as fornecedoras de serviços voltem sua atenção para esse novo público, adaptando-se à nova realidade. A inserção de grupos atualmente excluídos parece inevitável e conta com iniciativas "facilitadoras", como telecentros, programa PC Conectado e projetos de inclusão digital financiados pelo setor privado.

A flexibilidade da internet poderá ser observada de forma intensa com a chegada desses novos internautas. Essa capacidade de adaptação foi vista na década passada, a partir do momento em que os internautas "estrearam" o uso da ferramenta pagando R$ 25 por dez horas de conexão. A competição entre provedores criou, então, uma batalha de ofertas, até que surgiram os provedores gratuitos com acesso ilimitado.

Leia mais
  • Fascinado por inovação, brasileiro impulsiona 10 anos da web
  • Rede vive nova "revolução" com micro mais barato e telecentros
  • Diversão, serviços e governo dominam presença na rede

    Especial
  • Leia mais no especial sobre os 10 anos da internet comercial

    Sites relacionados
  • Os 9 anos do UOL

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página