Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2005 - 13h40

EUA causam mal-estar ao dizer que mantêm controle sobre web

Publicidade

da Folha Online

O governo norte-americano declarou que não pretende abrir mão do controle do DNS (Domain Name Service, sistema que traduz endereços em números IP de onde os sites estão hospedados). Esse domínio dos EUA seria encerrado em setembro de 2006, quando acaba o contrato do país com a Icann (Corporação da Internet para Nomes e Números Designados, na sigla em inglês).

De acordo com o site "The Register", o anúncio mostra que algo temido há muito tempo pode virar realidade. Além de deixar outros países furiosos, os Estados Unidos podem colocar o órgão em uma situação complicada. Isso por que a Icann vem tentando, há algum tempo, tornar-se um órgão internacional --e não regional-- que responde pela internet.

Ainda este ano, a ONU (Organização das Nações Unidas) deve anunciar novos planos para o controle da internet. Há rumores de que o órgão queira passar essa responsabilidade para a ITU (International Telecommunications Union), agência da ONU responsável pelas telecomunicações.

Os EUA, no entanto, devem ser contra a mudança. "O governo norte-americano pretende preservar a segurança e estabilidade do DNS, por causa da importância do sistema para a nova economia mundial", disse nesta quinta-feira Michael D. Gallagher, secretário da NTIA (Administração Nacional de Telecomunicações e Informação).

"Agora, resta saber se o resto do mundo vai aceitar essa decisão", diz o site "The Register". Governos e companhias envolvidas com internet esperam que a Icann divulgue em breve um comunicado comentando as declarações do governo Bush.

Leia mais
  • Criação de domínio pornô é criticada por especialistas

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Iccan
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página