Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2005 - 10h56

Google compra empresa brasileira e cria unidade local

Publicidade

da Folha Online

A empresa de buscas on-line Google comprou a Akwan Information Technologies, sediada no Brasil. O objetivo da gigante é ter um centro de pesquisa e desenvolvimento local, para aumentar sua atuação na região em termos de engenharia e recrutamento de funcionários. As companhias não divulgam o valor da compra.

A Akwan é uma empresa também de buscas criada por um grupo de professores da Universidade Federal de Minas Gerais. O grupo oferece serviços para usuários finais e empresas no site www.todobr.com.br, que agora ganhou visual e estrutura do www.google.com.br.

"A equipe, tecnologia e produtos da Akwan são um complemento aos nossos esforços para oferecer a melhor experiência de busca aos nossos usuários e parceiros em todo o mundo, em cada idioma e país", afirma Alan Eustace, vice-presidente de engenharia do Google.

Além desse centro de pesquisa e desenvolvimento no continente latino-americano, o Google tem estruturas parecidas em Tóquio (Japão), Zurique (Suíça), Bangalore (Índia), Nova York e Mountain View (Estados Unidos). Essas unidades, assim como o novo centro brasileiro, contratam mão-de-obra local.

"O Brasil é um dos maiores mercados mundiais em termos de tráfego no Google, é o país em que o [site de relacionamentos virtuais] Orkut é o mais popular", disse Sergey Brin, 31, um dos fundadores da empresa ao jornalista Sérgio Dávila, da Folha de S.Paulo.

Segundo Brin, o Google pretende aumentar o faturamento com publicidade on-line no país, que fica com 7% do total --contra 50% dos EUA.

Há um mês, a empresa abriu um escritório voltado para a venda de espaços publicitários em São Paulo. Até agora, o único produto disponível localmente é o AdWords, o carro-chefe de vendas do Google mundial, que vincula as palavras-chave das buscas a anúncios.

Leia mais
  • Microsoft processa Google por contratação de ex-funcionário

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Google
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página