Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/09/2005 - 18h59

Furacão Katrina cria oportunidades para golpistas da internet

Publicidade

da Folha Online

Como já é de costume, piratas virtuais se aproveitam da comoção gerada por grandes tragédias globais para aplicar golpes. As estratégias fraudulentas vistas depois do tsunami --para citar um caso recente-- se baseiam agora nos estragos causados pelo furacão Katrina, que devastou nesta semana o sul dos Estados Unidos.

Uma das fraudes, identificada pela empresa de segurança Sophos, chega aos usuários via e-mails que prometem notícias sobre a tragédia. Com títulos como "80% da cidade está inundada" e "Katrina mata 80 pessoas", escritos em inglês, os piratas convencem as vítimas a clicar em links maliciosos.

As mensagens trazem apenas um pedaço do texto. Se o usuário quiser ler mais sobre o desastre, deve clicar em um link que o leva para um site fraudulento. Neste endereço, a vítima baixa involuntariamente programas com os quais piratas podem controlar os micros infectados.

Entre os vírus citados pela Sophos estão o Cgab.A, Borobot.P, Borobot.Q, Borodldr.H e Inor.R. Todos foram desenvolvidos para atacar computadores com o sistema operacional Windows, da Microsoft.

Segundo o "E-Commerce Times", o FBI (polícia federal norte-americana) confirmou ter recebido centenas de reclamações sobre supostas fraudes virtuais envolvendo o Katrina. Diversos desses golpes pedem informações pessoais, como dados de cartão de crédito, aos internautas.

Para convencer as vítimas em potencial, os golpistas dizem que o dinheiro será utilizado para ajudar as vítimas da tragédia. Não são raros os casos em que eles citam nomes de necessitados inexistentes e criam histórias tristes, para aumentar o poder de persuasão.

Leia mais
  • Americanos usam a internet para encontrar vítimas do Katrina
  • AP segue Google e oferece imagens aéreas de Nova Orleans
  • "Vírus do Orkut" rouba informações bancárias dos internautas

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o furacão Katrina
  • Leia o que já foi publicado sobre golpes virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página