Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2005 - 13h44

Celular japonês "protege" crianças contra violência

Publicidade

da Folha Online

A partir de março, as crianças japonesas terão uma nova ferramenta para se defender de pessoas mal-intencionadas: um telefone celular. O FOMA SA800i, desenvolvido pela NTT DoCoMo, permite que os jovens usuários disparem um alarme --puxando a cordinha acoplada no aparelho-- e façam chamadas automáticas em casos de emergência.

Reprodução/Gizmodo
Celular para crianças dispara alarme de cem decibéis
Celular para crianças dispara alarme de cem decibéis
O alarme do telefone 3G (terceira geração) chega a cem decibéis --equivalente ao barulho dentro de uma danceteria. Quando ele é ativado, o telefone liga automaticamente para três números pré-selecionados com uma mensagem gravada de voz. O celular só deixa de enviar a mensagem depois que os três usuários selecionados a receberem ou quando o dono do FOMA SA800i digita uma senha.

Segundo a agência de notícias Kyodo News, as funções do celular pode ir além disso, caso os pais paguem uma taxa extra. Por US$ 2 mensais, os adultos recebem mensagens periódicas de e-mail informando onde seus filhos estão --isto é possível graças a um sistema GPS (sistema de posicionamento global) instalado no telefone.

A bateria do celular só pode ser removida com uma ferramenta especial --isto impede a interrupção do envio das mensagens de voz, de e-mail e do funcionamento do sistema de alarme. A novidade deve custar cerca de US$ 250 no Japão.

Leia mais
  • Número de usuários de celular cresce 137% em cinco anos
  • Moradias que só têm telefone celular crescem 51,4%, diz IBGE

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre celulares
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página