Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/12/2005 - 12h43

Wikipedia enfrenta crise e deve apresentar mudanças

Publicidade

da Folha Online

Na semana passada, a Wikipedia --enciclopédia on-line escrita e editada por internautas de todo o mundo-- enfrentou uma crise ao ter suas informações contestadas. Por isso, o site deve mudar suas regras, proibindo que internautas anônimos publiquem novos tópicos.

Na terça-feira, John Seigenthaler, 78, escreveu um artigo no "USA Today" desmentindo as informações publicadas a seu respeito. A Wikipedia diz que ele estaria envolvido com o assassinato de John Kennedy.

Seigenthaler, ex-editor do jornal "The Tennessean", descobriu que a informação estava no site havia meses --isso aumenta as chances de que o texto tenha sido copiado por outras páginas. "Se houve algum assassinato, foi o da minha imagem", escreveu no "USA Today".

O caso aumentou questionamentos sobre a confiança que os internautas devem ter na enciclopédia --a maior do mundo, com cerca de 2,5 bilhões de page views por mês, segundo o jornal "The New York Times".

"Neste caso [relacionado a Seigenthaler], nosso sistema falhou", admitiu o fundador da enciclopédia on-line, Jimmy Wales, segundo o site "Cnet". "Estamos tentando ver o que aconteceu. Parece que estamos enfrentando as dores do crescimento", disse Wales.

As informações sobre Seigenthaler foram postadas por um internauta anônimo e, por isso, não há quem culpar. Para evitar problemas no futuro, Wales tem planos de limitar as postagens apenas àqueles cadastrados junto à Wikipedia. A mudança deve ser implementada ainda nesta semana --apesar dela, os usuários anônimos ainda poderão editar o conteúdo on-line.

A restrição pode ser vista como um grande passo, já que a Wikipedia sempre se orgulhou de ser aberta para todos. Uma outra novidade considerada, diz o "NYT", é a possibilidade de os usuários darem notas aos artigos --sistema já adotado pelo site de leilões eBay, para classificar os vendedores.

Leia mais
  • Em onda de censura, China proíbe acesso à Wikipedia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Wikipedia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página