Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2005 - 10h13

Wikipedia seria "quase" tão precisa quanto Britânica

Publicidade

da France Presse

A enciclopédia on-line Wikipedia, redigida e editada por internautas, é quase tão rigorosa em relação a temas científicos quanto a enciclopédia Britânica, afirmou a revista "Nature".

Em um artigo publicado em sua edição de hoje, a revista científica britânica afirma ter enviado 32 artigos de cada uma delas a especialistas independentes sobre temas variados, que vão do Princípio de Arquimedes à clonagem da ovelha Dolly.

Os especialistas, que tiveram que se pronunciar sobre o rigor das informações, sem saber sua fonte, chegaram a conclusões surpreendentes. "Foram detectados oito erros em conceitos importantes. Quatro deles estavam em cada uma das enciclopédias [Wikipedia e Britânica]", afirmou a "Nature".

Mas os especialistas também apontaram erros factuais, omissões ou declarações enganosas: 162 e 123, respectivamente, na Wikipedia e na Britânica.

Segundo a revista "Nature", a vantagem da enciclopédia Britânica sobre a Wikipedia "pode não ser grande" em questões científicas, o que é "surpreendente", levando em conta a forma como é redigida a enciclopédia de versão digital.

Por outro lado, a "Nature" critica a Wikipedia na forma como estão apresentados os artigos, sem serem submetidos a um comitê de revisão, e à importância excessiva que dá a algumas teorias polêmicas.

Leia mais
  • Internauta assume autoria de post falso na Wikipedia
  • Wikipedia enfrenta crise e deve apresentar mudanças

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Wikipedia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página