Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2006 - 11h08

EUA e Austrália testam passaporte eletrônico

Publicidade

da Folha Online

Aeroportos dos EUA (em San Francisco), Austrália (em Sidney) e Cingapura (em Changi) iniciaram ontem testes para o uso de passaportes eletrônicos --este documento contém um chip com tecnologia RFID (Radio Frequency Identification) que armazena informações sobre os passageiros.

Os testes serão realizados até o dia 15 de abril. "Esta é uma oportunidade importante para trabalhar com nossos parceiros internacionais e colocar este projeto [do passaporte eletrônico, ou e-passport] em prática ainda no segundo semestre", afirmou Jim Williams, do Departamento de Segurança Nacional dos EUA.

Entre as pessoas que participam dos testes estão passageiros da Austrália e Nova Zelândia --pessoas que receberam o documento com os chips--, a tripulação da Singapore Airlines e diplomatas norte-americanos.

O leitor dos passaportes com RFID, tecnologia também conhecida como etiqueta inteligente, está em apenas um terminal de cada um destes aeroportos.

Segundo os responsáveis pelo projeto, esta fase de testes vai medir o impacto do uso da ferramenta --seu principal objetivo é identificar possíveis problemas no sistema e coletar informações que facilitem o uso da tecnologia em outros países.

Leia mais
  • Alemanha lança novo passaporte eletrônico

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre passaporte eletrônico
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página