Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2006 - 09h47

Demora de torpedos irrita usuários de telefone celular

Publicidade

da Folha Online

As mensagens de texto via celular --também conhecidas como torpedos-- tornaram-se uma popular ferramenta de comunicação entre os usuários destes aparelhos móveis, principalmente por uma questão de economia. Mas, apesar de aprovado pelo público, este serviço desagrada quando demora mais que o esperado para entregar o texto no telefone do destinatário.

Segundo as operadoras de telefonia móvel ouvidas pela Folha Online --Claro, Vivo e Tim--, os torpedos levam "segundos" para ser entregues. A exceção, diz a Tim, fica por conta das datas festivas. "[Nestas ocasiões] o volume de mensagens é extremamente elevado, e a entrega pode levar um pouco mais de tempo do que o habitual", disse a empresa por e-mail.

No entanto, alguns usuários reclamam que esperam até um dia para receber os textos digitais. Isso mostra que, quando se trata de um recado urgente, a melhor alternativa ainda é a tradicional ligação.

A Claro diz que as variações anormais de tempo são registradas em menos de 2% dos casos e acontecem principalmente quando envolvem outras empresas --e, conseqüentemente, outros sistemas.

"A troca de mensagens entre operadoras é feita por meio de interconexões, realizadas diretamente entre as áreas técnicas das empresas. Para que isso ocorra, é utilizada uma complexa arquitetura técnica", disse a empresa. Os atrasos, explicou, acontecem quando há indisponibilidade de um dos elementos destas redes.

Leia mais
  • Britânicos criam torpedo de celular autodestrutivo
  • M-Gov oferece informações do governo via telefone celular

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre torpedos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página