Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2006 - 13h49

Pombos alimentam blog sobre poluição do ar nos EUA

Publicidade

da Folha Online

A partir de agosto, 20 pombos equipados com "mochilas" vão ajudar cientistas a monitorar a poluição do ar nos Estados Unidos. Eles serão soltos nos céus de San José, na Califórnia, e toda a informação coletada será transmitida automaticamente para um blog.

Cada ave vai carregar um aparelho de GPS (localização por satélite), sensores de poluição e um modelo básico de telefone celular em suas costas. Além disso, uma pequena câmera será fixada no pescoço dos pombos para registrar imagens aéreas. Todos os itens foram adaptados para o projeto.

As fotos e as mensagens de texto sobre as condições do ar serão transmitidas automaticamente do celular para o blog. Especialistas da Universidade da Califórnia em Irvine, que criaram o projeto, ainda não divulgaram o endereço do site que terá as informações.

A professora Beatriz da Costa e dois de seus alunos são os responsáveis pela iniciativa. Eles criaram um protótipo da mochila e também dos aparelhos, que tiveram de ser adaptados. "Colocamos as funções de sensores de poluição em um telefone celular", afirmou Costa à revista "New Scientist".

Leia mais
  • Poluição atinge mais quem pega táxi, diz estudo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre poluição do ar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página