Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/02/2006 - 12h20

Wikipedia acusa políticos dos EUA de maquiar biografias

Publicidade

da Folha Online

A enciclopédia livre Wikipedia acusa representantes do congresso norte-americano de fazer alterações indevidas na biografia de políticos. As mudanças de conteúdo estariam relacionadas a fatos negativos de suas vidas públicas. Todas as informações deste site, disponível em diversas línguas, são redigidas e editadas por internautas.

A fundação Wikimedia, responsável pela enciclopédia, fez um rastreamento e descobriu que os computadores responsáveis pela exclusão e alteração de informações estavam no Capitólio --conjunto de edifícios onde ficam o Senado e a Câmara de Representantes (deputados) dos Estados Unidos.

Segundo a BBC, esta investigação teve início depois que o deputado democrata Marty Meehan admitiu ter realizado um "polimento" em sua biografia. Entre os perfis que apresentaram alterações indevidas --feitas para esconder informações verdadeiras-- estavam as dos senadores Norm Coleman, Tom Harkin e Dianne Feinstein.

Assessores do republicano Coleman confirmaram ter feito uma série de mudanças em seu perfil "para corrigir dados imprecisos e deletar aqueles pouco relevantes para a política". A palavra "liberal", por exemplo, foi alterada para "ativista" ao descrever sua personalidade nos tempos de faculdade.

Já a biografia do senador Tom Harkin, afirmou a Wikipedia, perdeu um parágrafo inteiro --nele, um internauta contava que Harkin desmentiu suas próprias declarações sobre ter participado de combates no Vietnã.

Outra ação condenável realizada do Capitólio foi o "vandalismo" realizado na página de inimigos políticos. O senador Tom Coburn aparecia como tendo sido eleito o "mais irritante" de todos --a informação era falsa.

Segundo a Wikipedia, as ações criam dúvidas sobre a ética da edição da página. Nos últimos seis meses, a rede de computadores do Congresso norte-americano foi proibida em diversas ocasiões de editar conteúdo político da enciclopédia --as contribuições foram classificadas como "inapropriadas".

Leia mais
  • Por decisão judicial, Wikipedia alemã sai do ar
  • Wikipedia seria "quase" tão precisa quanto Britânica
  • Internauta assume autoria de post falso na Wikipedia
  • Wikipedia enfrenta crise e deve apresentar mudanças

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Wikipedia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página