Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/02/2006 - 11h29

Especialistas identificam primeiro vírus para Mac OS X

Publicidade

da Folha Online

Especialistas em segurança divulgaram ontem um alerta sobre a primeira praga virtual desenvolvida para o sistema operacional Mac OS X, da Apple. O maior estrago causado pelo código é se espalhar via comunicadores instantâneos --ela não rouba informações, como fazem os cavalos de tróia.

De acordo com a empresa britânica de segurança Sophos, o código Leap.A (também identificado como Oompa.A) envia para os contatos da máquina infectada o arquivo latestpics.tgz. Quando aberto, ele mostra uma imagem no formato JPEG --com este "disfarce", as vítimas pensam que aquela é uma imagem inofensiva.

O praga então seleciona endereços de e-mail e se auto-envia para usuários do comunicador instantâneo iChat, da Apple, e também do programa AIM (AOL Instant Messenger).

"Muitos usuários de Mac acreditam que o sistema operacional de seus computadores seja imune a vírus. O Leap.A pode surpreendê-los, já que mostra uma real ameaça aos computadores da Apple", afirmou Graham Cluley, consultor da Sophos. Ontem, a companhia liberou uma atualização que protege os usuários de Mac contra a nova praga.

A grande maioria dos códigos maliciosos tem como alvo o sistema operacional Windows, da Microsoft. "A primeira praga para o Mac OS X mostra a diversificação das ameaças para outras plataformas", afirmou Vincent Weafer, da empresa de segurança Symantec. Esta companhia classificou o Leap.A no nível 1, na escala em que 5 representa as ameaças mais sérias.

Com Reuters

Leia mais
  • Windows tem duas falhas críticas de segurança
  • Internautas brasileiros ganham site de combate ao spam

    Especial
  • Leia mais no especial sobre segurança
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página